3. Cultura
  4. Estudantes participam de oficina de cerâmica com a produção de miniaturas de peças tapajônicas
Estudantes participam de oficina de cerâmica com a produção de miniaturas de peças tapajônicas Autor: Alciane Ayres - Semc

Alciane Ayres
A atividade faz parte da programação de 33 anos do Centro Cultural João Fona (CCJF).

Com a proposta de incentivar o conhecimento histórico e artístico da cultura tapajônica, nesta quarta-feira (14/08), estudantes da rede pública e particular participaram da oficina de cerâmica. A atividade faz parte das ações comemorativas em alusão aos 33 anos de fundação do Centro Cultural João Fona (CCJF).

A oficina foi ministrada pela ceramista santarena Ana Leal, com a produção de peças em miniaturas com moldes e grafismo da etnia Tapajó: muiraquitã, peixe e utilitários (panelas, xícara e pratos). As ações seguem até a data de aniversário do CCJF, no próximo dia 27.

Além da oficina, foi apresentada aos estudantes, a visita guiada com as narrativas de memórias culturais do acervo no prédio, o projeto Resgatão – Cordões de Folguetos e Brincadeiras de Roda e a exposição fotográfica – Da Várzea ao Centro, do Professor, Doutor e Presidente da Academia de Letras e Artes de Santarém (Alas), Aselmo colares. A animação foi do Boi Resgatão e cantoria cantor, compositor e servidor público da Secretaria Municipal de Cultura (Semc) Gonzaga Blantez.

As informações foram repassadas pelo Chefe do CCJF, Renato Sussuarana, o guia museológico Newton Magno e demais membros da equipe.

Semana do Patrimônio

Relacionadas às ações festivas do CCJF será realizada, também, a Semana do Patrimônio, idealizada pelo Conselho Municipal de Patrimônio Cultural e Artistico (CMPC), no período de 19 a 23/08.

19/08

08h- Exposição Coletiva dos resultados da Lei Aldir Blanc (Ordenação da Sessão de Patrimônio).

Local: Centro Cultural João Fona (CCJF)

Seminário: “Pensado o Patrimônio Cultural”

Local: Auditório da Associação Comercial de Santarém

14h: Abertura

14h 15: Palestra com Itamar Paulino, Terezinha Amorim e Pe. Sidney Canto.

16h: Lançamento do Projeto Resgatão (Projeto do Centro Cultural João Fona – CCJF)

17h: Apresentação do Projeto de Revitalização da praia da Maracangalha (Associação de Moradores do Bairro Liberdade/Salé).

17h30: Lançamento da Cartilha Educação Patrimonial.

Local: auditório da Associação Comercial de Santarém.

21/08

08h – Palestra na Escola Municipal Dom Floriano, com Terezinha Amorim.

15h – Oficina de desenho, com Débora Marcião

Local: Centro Cultural João Fona

14h- Palestra na Escola Municipal Maria das Graças Lima de Almeida.

22/08

08h: Palestra na Escola Municipal Sofia Imbiriba, com Terezinha Amorim.

14h: Palestra na Escola Municipal Fluminense

23/08