3. Cultura
  4. Escola Helena Lisboa de Matos, no bairro da Esperança, recebe o projeto Museu Itinerante
Escola Helena Lisboa de Matos, no bairro da Esperança, recebe o projeto Museu Itinerante Autor: CCOM/PMS

Alciane Ayres
Projeto leva conhecimento aos alunos da rede pública sobre a história de Santarém e seus antepassados.

A Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (Semc)/Centro Cultural João Fona (CCJF), em parceria com as Secretarias Municipais de Educação (Semed), Infraestrutura (Seminfra), Academia de Letras e Artes de Santarém (Alas) e Serviço Social do Comércio (Sesc), realizará nesta sexta-feira (10/05), mais uma etapa do projeto Museu Itinerante: tecendo relações entre a coleção etnográfica dos Tapajó e os saberes coletivos. A ação é voltada às escolas públicas santarenas e nesta etapa será a vez da Escola Municipal Helena Lisboa de Matos, na Travessa Santo Antônio, 191, bairro Esperança.

Adson Tertulino, secretário municipal de Cultura, afirma que as diretrizes do projeto são inovadoras, junto ao setor educacional.

"O projeto leva os conhecimentos sobre a história dos indígenas Tapajó, o que inclui a rica produção em cerâmica e suas peculiaridades. Os resultados positivos desta grandiosa ação de política cultural são frutos das parcerias das equipes do CCJF e das escolas públicas do estado e do município, receptivas às ações, juntamente com outras secretarias municipais, Alas e Sesc”, destacou o titular da Semc.

O Chefe do Centro Cultural João Fona (CCJF) e coordenador do projeto Museu Itinerante, Renato Sussuarana, reforça o envolvimento de todos em promover a arte, cultura e a educação.

"A abertura das escolas ao projeto provoca uma riqueza mútua de conhecimentos e com certeza a multiplicação desses saberes vão se tornar sequências de geração em geração”, enfatizou.

1º momento: a partir das 8 horas

• Abertura da programação
  • Banda Base
  • Hino Nacional
  • Hino de Santarém
  • Palavras de autoridades de Instituições do CCJ e da Escola

2º momento

• Newton Magno de Amorim (Apresentação do Projeto Museu Itinerante: tecendo relações entre a coleção etnográfica dos Tapajó e os saberes coletivos)
  • Ana Maria Leal – Folclorista/ceramista
  • Mayara Sá – Arqueóloga
  • Francisco Vera Paz – Escritor/Poeta
  • Professor Anselmo Colares – Escritor
  • Professora Terezinha Amorim – Historiadora
  • Professora Amélia Farias – Poetisa

3º momento - apresentação cultural

• Professora Heloísa Corrêa (hino em homenagem à Escola Municipal Helena Lisboa de Matos)
  • Palavra: Luiz Paulo Lisboa de Matos (filho da homenageada)
  • Apresentação cultural da escola.