3. Cultura
  4. Encerradas as atividades do aniversário de 33 anos do CCJF: Boi Resgatão foi o atrativo final
Encerradas as atividades do aniversário de 33 anos do CCJF: Boi Resgatão foi o atrativo final Autor: Alciane Ayres - Semc

Alciane Ayres
Exposições, oficinas e palestras foram incluídas e distribuídas nos dias de programação.

A presença do público impulsionou fortes emoções na programação de aniversário do Centro Cultural João Fona (CCJF), na noite de ontem, terça-feira (27/08), data dos 33 anos deste equipamento da Prefeitura de Santarém/Secretaria Municipal de Cultura (Semc). Desde o último dia 12, as felicitações foram repletas de trocas de conhecimento em meio a diversas atividades. A conclusão foi no ritmo alegre e cadenciado do Boi Resgastão.

"É o aniversário mais envolvente e participativo. Eu acompanhei nos noticiários as ações no prédio, as exposições, as oficinas, os detalhes sobre o acervo. Quando criança, eu lembro ter vindo aqui. E com tantas novidades, resolvi retornar e apreciar a programação do dia do aniversário e confesso que absorvi muito conhecimento sobre cultura, como o momento da placa que registra como peças da etnia Tapajó que fazem parte do acervo do Museu dentro do Centro Cultural João Fona, cantei e dancei no ritmo do Boi Resgastão”, relata Andreia Silva, estudante do ensino médio.

O momento apreciado pela estudante de ensino médio foi de gratidão da Prefeitura de Santarém/Semc/CCJF ao Banco da Amazônia pela doação do acervo arqueológico da cerâmica da cultura Tapajó ao município, repasse que ocorreu em 23 de agosto de 1977, intermediado pela Associação Etnográfica e Literária Santarena existente na época.

O representante do Banco da Amazônia, João Imbiriba, destaca a honraria recebida de um feito que tanto enriquece a cultura do município.

"As peças da cerâmica Tapajó estão como acervo, mas, principalmente, como fonte de conhecimento para a sociedade santaren e turistas de outros lugares do Brassil e do mundo”, enalteceu.

A secretária municipal de Cultura, Elisângela Pinto, parabenizou o chefe do Centro Cultural João Fona (CCJF), Renato Sussuarana, a equipe e parceiros pela rica e diversificada programação.

"Foi de grande valia à sociedade da santarena as atividades alusivas ao aniversário de 33 anos deste prédio que propaga a história em diferentes fases de Santarém. É rota turística nacional e internacional, fomenta a economia e reforça a pesquisa, desde as primeiras séries escolares aos níveis elevados de escolaridades e, principalmente, reconhece aos que contribuíram e contribuem para a história do nosso povo de geração em geração, a exemplo do Banco da Amazônia nesse feito na década de 70".

Joacy Noronha, titular da Secretaria Municipal de Planejamento, Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Tecnologia (Semdec), que na ocasião representou o prefeito Nélio Aguiar, enfatizou a grandiosidade do CCJF à sociedade santarena.

Participaram ainda do evento, o secretário municipal de turismo Eliziário Bastos,  a representante do Instituto Histórico e Geográfico do Tapajós (IHGTap) Giovanna do Vale, acadêmicos da Alas, os componentes do Boi Resgatão: direção artística e tripa do Boi – servidor da CCJF Newton Magno, música -  cantor, compositor e servidor da Semc Gonzaga Blantez, porta- estandarte – Naiara Wanghon, Sinházinha – Jennifer Camargo, o Nego Chico – Daniel Rocha, Mãe Maria – Luciene Rocha, Tripa do Boi – Newton Magno, Confecção do Boi – Davi Pantoja  e a Folclorista – Ana Leal.

Projeto Resgatão

De acordo com o chefe do CCJF, Renato Sussuarana, trata-se do resgate da memória de manter viva a cultura popular regional amazônica, de forma a proporcionar e divulgar o conhecimento e as informações tão necessárias na construção da história e da identidade.

"É resgatar os cordões de pássaros, Boi Bumbá, Pastorinhas, brincadeiras de rodas e cordões de folguetos”, enfatizou.

Parceiros das atividades de Aniversário do Centro Cultural João Fona (CCJF):

-"Semana do Patrimônio” foi realizada pelo Conselho Municipal de Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural (Comphac).

-A exposição “Da Várzea ao Centro” do Professor Doutor Anselmo Colares, docente da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) e presidente licenciado da Academia de Letras e Artes de Santarém (Alas).

-As Fazedoras de Cultura, a artesã ceramista Ana Leal e a produtora cultural Débora Marcião.