Os órgãos de segurança pública estiveram reunidos nesta terça-feira (25) na Casa da Cultura para alinhar os últimos ajustes do esquema de segurança do Circuito Tapajônico de Carnaval contando com a presença de integrantes das Polícia Militar e Polícia Civil, além de representantes da Secretaria Municipal de Cultura (Semc).
A reunião contou também com a participação da Secretaria Municipal de Mobilidade e Trânsito (SMT), Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), Secretaria Municipal de Urbanismo e Serviços Públicos (Semurb), Secretaria Municipal de Portos e Transporte Aquaviários (Sempta), Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), Vigilância Sanitária, Conselho Tutelar e Corpo de Bombeiros.
Para a Secretária Municipal de Cultura, Priscila Castro, o sucesso do evento depende muito da organização do pré-evento, da pré-produção e a reunião foi a oportunidade de construir coletivamente uma estratégia.
“A reunião serviu para que a gente pudesse ter as estratégias alinhadas para que a gente pudesse entender o que cada um vai fazer. São momentos de ajustes finais, para que a gente pudesse entender e também salvaguardar a segurança da população durante esses quatro dias de folia”, destaca Priscila Castro.
De acordo com o tenente coronel Joselde Barbosa, comandante do 3º Batalhão de Policia Militar (3º BPM), há uma ordem de serviço assinada pelo Comando de Policiamento Regional (CPR-1), que faz a previsão do emprego do efetivo da Polícia Militar, tanto em Santarém quanto em Alter do Chão, no período de Carnaval durante os quatro dias do Circuito Tapajós de Carnaval. Além do efetivo ordinário, que já atua nas ruas, haverá o emprego de reforço policial.
“Agimos de forma preventiva, juntamente com os outros órgãos de segurança pública e com apoio também dos outros órgãos, do meio ambiente, trânsito, prefeitura. E é muito importante aí a sinergia de esforço no sentido de proporcionar ao cidadão santareno que tenha um carnaval de segurança”, destaca o tenente coronel Joselde Barbosa
A Polícia Militar ressalta ainda que cabe ao cidadão a adoção de algumas medidas de prevenção, entre elas a não utilização de garrafas de vidro. Uma portaria municipal, baixada pela Polícia Civil, ratifica a legislação estadual sobre a proibição de vasilhames de vidro com bebida alcoólica nos locais da folia. Quem descumprir a medida pode estar sujeito a penalidades, com medidas administrativas.
Circuito Tapajônico de Carnaval
Os eventos iniciaram com as batalhas de confetes no dia 23 de fevereiro, culminarão nos dias 01, 02, 03 e 04 de março de 2025 com a participação da população em geral que se concentrarão na cidade de Santarém, na Vila de Alter do Chão e comunidades ribeirinhas, onde acontecerão as principais atrações do carnaval.
A folia em Santarém passa se chamar Circuito Tapajônico de Carnaval como uma forma de incluir as diversas manifestações que tradicionalmente acontecem nos bairros e comunidades durante o carnaval. Serão 30 blocos em Santarém e 10 em Alter do Chão. A atração principal será a banda Amazon Beach, que se apresenta no domingo (em Alter) e na segunda-feira (em Santarém).
A proposta para 2025 é valorizar tradições, fomentando a economia local, incentivando a inclusão e o pertencimento comunitário e oferecendo experiências de entretenimento e lazer de forma segura, sustentável e acessível. Pela primeira vez, blocos tradicionais que desfilavam de forma independente nos bairros, entram na programação oficial.