Com cerca de 30 mil foliões sendo esperados para a programação oficial do Carnaval no município, a Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (Semc), participou de reunião com os órgãos do governo e de segurança, nesta quinta-feira (25), para alinhar as estratégias de segurança, a fim de garantir diversão tranquila à população.
De acordo com o secretário de Cultura, Adson Tertulino, o alinhamento feito de forma integral entre os órgãos é de extrema importância para o sucesso da festa.
"É nossa obrigação garantir a segurança pública e o bem estar para todos que vão participar da programação tanto em Santarém, quanto em Alter do Chão”, destaca.
Durante o período carnavalesco, o esquema de segurança contará com aproximadamente 700 policiais militares, além de contingente extra da Polícia Civil e da atuação do Corpo de Bombeiros. O Tenente Coronel Celso Piquet, comandante do 4º Grupamento de Bombeiros Militar (4º GBM), destacou que as ações do grupamento abrangem desde a fiscalização e liberação prévia de estruturas, como os palcos, até orientações e guarda-vidas para os banhistas, além do combate a incêndio e atendimento hospitalar.
Segundo o Coronel Tarcísio Costa, comandante do CPR-1, esse alinhamento e planejamento são os grandes diferencias da segurança na região.
"A união e o alinhamento de todos os órgãos, trabalhando de forma integrada tem sido o diferencial da região do Baixo Amazonas e tem garantido a segurança em eventos como a Caminhada de Fé com Maria, o Çairé e o Carnaval”, lembrou.
As secretarias municipais também atuaram em conjunto, disponibilizando ações e serviços. Como é o caso da Secretaria Municipal de Mobilidade e Trânsito (SMT), que intensificará a fiscalização das principais vias, além do monitoramento do consumo de bebida alcoólica pelos condutores. A Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) estará nos locais da folia com agentes de fiscalização para coibir a poluição sonora e garantir a proteção ao meio ambiente.
O secretário de Turismo, Alaércio Cardoso, destacou o potencial turístico de Santarém e de Alter do Chão, informando que são esperados cerca de 30 mil turistas e visitantes no período do Carnaval.
"Milhares de pessoas vão passar o Carnaval em nosso município. A previsão é de cerca de 30 mil turistas e visitantes que vão vir, principalmente, por transporte terrestre e aéreo. Isso se reflete na nossa ocupação hoteleira que, em Alter do Chão, já bateu 100% e em Santarém está de 80%".
Realizada no Centro Regional de Governo do Baixo Amazonas, a reunião contou com a participação do secretário Regional de Governo do Baixo Amazonas, José Maria Tapajós, representantes da Polícia Militar, Polícia Civil, 4º Grupamento de Bombeiros Militar (4º GBM), Secretaria Municipal de Mobilidade e Trânsito (SMT), Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), Secretaria Municipal de Turismo (Semtur), Conselho Distrital de Alter do Chão, Equatorial Energia e da imprensa.
"Foi uma reunião bastante proveitosa. Esse alinhamento, entre Prefeitura, Governo do Estado e as instituições que cuidam da segurança pública em nosso município, é importante porque há uma união de forças e divisão de responsabilidades para garantir um Carnaval tranquilo e de paz", lembrou José Maria Tapajós, titular da Secretaria Regional de Governo do Baixo Amazonas.
A programação oficial do Carnaval em Santarém irá ocorrer de 10 e 13 de fevereiro, na Anysio Chaves, das 19 horas às 02 horas da manhã, e em Alter do Chão, nos dias 11 e 12 de fevereiro, no Lago dos Botos e na Praça 7 de Setembro, das 18 horas até 1 hora da manhã. A programação dos blocos de carnaval de bairros e a lista dos artistas que irão se apresentar na programação oficial serão divulgados em breve.