3. Çairé 2023
  4. Trânsito seguro: Prefeitura monta estratégia para o Çairé 2023
Trânsito seguro: Prefeitura monta estratégia para o Çairé 2023 Autor: Arquivo - Agência Santarém

Trânsito seguro: Prefeitura monta estratégia para o Çairé 2023

Tadeu Pinho
As ações visam garantir segurança aos participantes do evento.

A Festa do Çairé, que acontece no município de Santarém, no Distrito de Alter do Chão, no oeste paraense, é uma manifestação da cultura dos indígenas Borari, nativos do lugar, que atrai visitantes e turistas para a Vila Balneária. Para garantir mais segurança nas principais vias de acesso durante a programação do evento, a Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Mobilidade e Trânsito (SMT) promoverá ações de educação no trânsito e fiscalização para possibilitar aos participantes do evento, melhor segurança nas vias públicas.

O titular da pasta, Alberto Portela, destaca a importância das ações para a garantia da segurança viária.

"Seguimos intensificando as ações da Operação Verão em todo o município, mas com a chegada da maior manifestação cultural do Oeste do Pará, o Çairé, nossos esforços se concentram nas estratégias para dar aos visitantes e turistas, maior segurança nas vias públicas de acesso à festa. Nossas equipes de Educação e Trânsito e do Núcleo de Operação Viária estarão nas ruas com ações para essa garantia”, explicou.

O chefe de Educação no Trânsito, João Betcel, especificou as ações do setor durante o evento.

"Estaremos com um trabalho voltado para conscientizar os condutores nos cuidados necessários para evitar os sinistros de trânsito, por meio da distribuição de material informativo. Vamos trabalhar com 25 servidores, que estarão realizando abordagens na barreira que será montada pelos órgãos de segurança pública", explicou.

“Montamos uma estratégia para atender as diversas ações, tanto para prevenção, quanto a blitz de educação e fiscalização, quanto as ocorrências que formos acionados. Para isso, contaremos diariamente com 10 agentes na Vila Balneária e o apoio de duas viaturas e quatro motos, que permitirão agilidade no chamados, contribuindo com o efetivo das demais instituições de segurança, que estarão com ações durante o evento”, foi o que descreveu, o chefe de Núcleo de Operação Viária (NOV), Marcos Alexandre, quanto as ações da SMT no Çairé.

Em 2022, a Secretaria de Mobilidade e Trânsito (SMT), durante o Çairé, abordou 1.450 veículos e aplicou 185 infrações. As ações de Educação no Trânsito e de Fiscalização, se concentrarão na barreira, que a exemplo de 2022, será montada em frente a Escola Irmã Dorothy, na comunidade Caranazal.