3. Çairé 2023
  4. Prefeito Nélio Aguiar e Órgãos de Segurança ultimam ações e estratégias para o Çairé 2023
Prefeito Nélio Aguiar e Órgãos de Segurança ultimam ações e estratégias para o Çairé 2023 Autor: Ailanda Tavares

Alailson Muniz
Mais de 700 policiais estarão atuando no evento

Na tarde desta segunda-feira (11), o prefeito Nélio Aguiar reuniu-se com representantes de órgãos de segurança pública para discutir as ações e estratégias de segurança que serão implementadas durante o aguardado Çairé 2023, na vila balneária de Alter do Chão. O evento, que acontecerá de 14 a 18 de setembro, promete ser um dos maiores da região, e a segurança de todos os participantes é uma prioridade.

A reunião contou com a presença do prefeito Nélio Aguiar, acompanhado dos secretários Emir Aguiar (Governo), Luis Pixica (Cultura) e Alberto Portela (Trânsito), bem como dos coordenadores Alailson Muniz (Comunicação), Darlison Maia (Defesa Civil) e Eliene Amaral (Cerimonial). Também estiveram presentes importantes autoridades como o Coronel Antenor Oliveira, representando a Secretaria Regional de Governo, e o Capitão de Fragata Oziel Aguiar, comandante da Capitania dos Portos, além do Coronel Tarcísio Costa, comandante do Comando de Policiamento Regional (CPR 1).

Uma das principais contribuições anunciadas durante a reunião foi a participação da Marinha, que auxiliará na fiscalização do tráfego aquaviário, garantindo a segurança nas águas durante o evento.

Segundo o CPR-1, este ano, serão mobilizados cerca de 700 policiais militares, que atuarão de forma integrada com outros órgãos de segurança. Além disso, haverá uma base de comando e controle, onde todas as ações de segurança serão coordenadas, incluindo o monitoramento das câmeras de segurança e a coordenação conjunta com outros órgãos de segurança. Também está previsto o patrulhamento 24 horas na Praça 7 de Setembro e ruas adjacentes.

O prefeito Nélio Aguiar destacou a importância do trabalho integrado: "Reunimos com os órgãos de segurança e ouvimos as necessidades de cada representante para destacar a atuação de cada órgão. Nossa preocupação é com a segurança de todos que vão prestigiar este grande evento cultural, porque nossa expectativa é que o público seja ainda maior do que no ano passado. Foi ressaltado o trabalho conjunto, para que tenhamos um Çairé repleto de alegria e paz."

A administração municipal de Santarém está empenhada em garantir que o Çairé 2023 seja um evento seguro e memorável para todos os participantes e visitantes. A colaboração e coordenação entre os órgãos de segurança desempenharão um papel fundamental nessa missão, proporcionando tranquilidade e diversão a todos que se envolverem nessa celebração cultural única.

Com o tema "Tradição e Arte em Alter", o Çairé 2023 conta com o patrocínio master do Instituto Cultural Vale e da Equatorial Energia, além do patrocínio da Equatorial Energia, através da Lei Federal de Incentivo à Cultura - Lei Rouanet, Devassa, Vivo através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura – Semear, e a parceria do Banpará e Guaraná Tuchaua. A realização é uma iniciativa conjunta da Namazônia, Comunidade de Alter do Chão, Prefeitura de Santarém e Ministério da Cultura do Governo Federal. A programação completa do evento ocorrerá de 14 a 18 de setembro, na vila balneária de Alter do Chão.