Visando garantir a sustentabilidade e respeito ao meio ambiente no período do Çairé, a Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), através do projeto Educar para Reciclar, e em parceria com a Cooperativa de Reciclagem de Santarém (Coopresan), instalou em Alter do Chão seis Pontos de Entrega Voluntária (PEVs) - coletores para depósito, acondicionamento, transporte e destinação de resíduos sólidos.
O objetivo dos pontos é possibilitar a coleta seletiva e adequada separação dos resíduos na fonte geradora.
Os pontos vão funcionar de forma bem simples: o consumidor leva o material até o coletor e, após uma quantidade mínima reunida, a Semma e a Coopresan realizarão a triagem dos resíduos e o encaminhamento para a indústria recicladora, transformando-os em novos produtos.
A ação já foi realizada em outros eventos. No Festival Amazônia de Pé, também em Alter do Chão, foi possível coletar após triagem: 40 kg de lata; 32 kg de pet e 12 kg de plástico. Por isso, o apoio de todos é fundamental.
"Nosso objetivo é fortalecer e ampliar a coleta de materiais recicláveis. A Coopresan será a parceira da coleta desses materiais do início ao fim do Çairé. Esperamos todo o apoio da população, afinal, pensar em coleta seletiva é pensar no hoje e no amanhã”, destacou Sabrina Aguiar, membro da equipe de Educação Ambiental da Semma.