A Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), promove no dia 4 de novembro, terça-feira, a abertura oficial da campanha Novembro Azul, com uma programação especial voltada à saúde do homem, na UBS da Família Aldeia/Laguinho/Fátima Jucileide Ferreira de Oliveira. O evento começa às 8h30 e oferecerá diversos serviços gratuitos à comunidade.
Durante a abertura, os participantes poderão realizar consultas médicas e odontológicas, testes rápidos de PSA, HIV, sífilis e hepatites virais, além de aferição de pressão arterial, vacinação de rotina, ventosaterapia, educação em saúde e anamnese clínica para tratamento de tabagismo.
A ação tem como objetivo conscientizar os homens sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce de doenças, especialmente o câncer de próstata, que é o segundo tipo mais comum entre os homens brasileiros.
De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), o Brasil registra, em média, 71 mil novos casos de câncer de próstata por ano (estimativa 2023–2025). A doença representa cerca de 29% dos diagnósticos de câncer entre os homens, e provoca aproximadamente 17 mil mortes anuais no país. O diagnóstico precoce aumenta significativamente as chances de cura e reduz a mortalidade.
Além do foco no câncer de próstata, o Novembro Azul também reforça a atenção integral à saúde do homem, abordando temas como hipertensão, diabetes, Infecções Sexualmente Transmissíveis, tabagismo e saúde mental.
A iniciativa busca romper tabus e incentivar o autocuidado, levando informação e acolhimento à população masculina. Durante todo o mês, outras unidades de saúde do município também irão realizar atividades temáticas, com o propósito de ampliar o acesso dos homens aos serviços de saúde e promover a prevenção como atitude de vida.
Sugestão de entrevistados
Zé Maria Tapajós - prefeito de Santarém
Carlos Martins - vice-prefeito de Santarém
Everaldo Martins Filho - secretário municipal de Saúde
Irlaine Figueira - secretária municipal adjunta de Saúde
Kelen Patrícia Carvalho - Referência Técnica de Programas Estratégicos do MS na Semsa