A Secretaria Municipal de Saúde de Santarém (Semsa), por meio do Núcleo de Referência Técnica em Saúde (NRTS) e do Núcleo de Atenção Primária à Saúde (NAPS), em parceria com o 9º Centro Regional de Saúde (CRS/SESPA), realiza na segunda-feira, 24, um encontro focado na discussão sobre a tuberculose.
O encontro integra as ações da campanha deste ano pelo mês da conscientização e combate à tuberculose, cujo tema é Juntos Podemos Acabar com a Tuberculose. A campanha visa alertar a população sobre a importância do diagnóstico precoce e o início imediato do tratamento, um fator crucial para a cura da doença, especialmente, entre os grupos de maior risco, como pessoas com comorbidades ou em situações de vulnerabilidade social.
Considerada uma doença milenar, crônica e curável, a tuberculose ainda carrega estigmas e preconceitos que dificultam sua erradicação. O encontro será um espaço para discussão entre profissionais de saúde e a comunidade, visando promover o conhecimento e reforçar a importância da detecção precoce.
Ações como esta são fundamentais para combater os preconceitos e, acima de tudo, garantir que a tuberculose seja tratada com a seriedade que a doença exige. O trabalho coletivo é um passo importante na luta pela saúde pública e pela melhoria da qualidade de vida de todos.
Sugestão de entrevistados (as)
Kelen Carvalho - Referência Técnica de Programas Estratégicos do Ministério da Saúde.
Eulália Ramos – enfermeira da UBS Livramento.
Everaldo de Souza Martins Filho – secretário municipal de Saúde.
Irlaine Figueira – secretária municipal adjunta de Saúde