3. Saúde
  4. UBS da Conquista realiza Dia D da Prevenção da Gravidez na Adolescência
UBS da Conquista realiza Dia D da Prevenção da Gravidez na Adolescência   Autor: Agência Santarém

UBS da Conquista realiza Dia D da Prevenção da Gravidez na Adolescência

Katrine Bentes
O evento ofertou uma ampla gama de serviços, incluindo exercícios físicos, consultas médicas e apoio psicológico.

Nessa quinta-feira, 01/02, a Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), realizou na Unidade Básica de Saúde (UBS) da Conquista, o Dia D da Prevenção da Gravidez na Adolescência. O evento teve como objetivo disseminar informações sobre medidas preventivas e educativas, não apenas para reduzir a incidência desse problema, mas, também, para promover a saúde e bem-estar das adolescentes.

Durante o evento, diversos serviços foram oferecidos para atender às necessidades das jovens, incluindo atividade física, consulta médica, atendimento psicológico, educação em saúde, vacinação, avaliação nutricional e avaliação odontológica.

A gravidez na adolescência não é apenas uma preocupação individual, mas também uma questão de saúde pública. Além dos desafios sociais e econômicos enfrentados pela jovem gestante, existem altos riscos para a saúde dela e do bebê, como pré-eclâmpsia, eclâmpsia e aumento da evasão escolar, entre outros.

A enfermeira responsável pelo Programa de Saúde da Criança e Adolescente, Bruna Carmo, destaca a importância da ação.

"A primeira semana de fevereiro é dedicada à Prevenção da Gravidez na Adolescência. Assim, elaboramos, juntamente com a gerência da UBS, esta ação especial para conscientizar sobre os problemas da gestação não planejada na adolescência, enfatizando as consequências, os riscos de saúde e destacando a importância da prevenção e dos métodos contraceptivos eficazes".

A palestrante e farmacêutica, Zonilce Brito, ressaltou a importância da participação da família e dos responsáveis no evento.

"Os familiares têm um papel importantíssimo no processo de educação sexual dos adolescentes, então foi muito bom vê-los participando da ação. Outro ponto é quanto aos métodos de prevenção oferecidos na UBS. É essencial que a população saiba quais são os métodos que o SUS oferece, como procurar o serviço, e os pais, principalmente, conseguem orientar seus filhos da melhor forma possível".