Visando o alívio de dores e a promoção do bem-estar, a Unidade Básica de Saúde (UBS) Jucileide Ferreira de Oliveira oferece terapias relaxantes, como ventosa e massagens. Os procedimentos são fundamentais para o acompanhamento dos idosos, oferecendo benefícios que vão da prevenção de doenças à recuperação da saúde. As sessões são conduzidas pelo profissional da Educação Física, Ryan Dias nas manhãs de sexta-feira, das 8h às 12h. Para agendar, basta ir à recepção da unidade, localizada na Travessa Assis de Vasconcelos, esquina com a Rua Silvério Sirotheau Corrêa, no bairro da Aldeia, com cartão SUS, identidade e CPF, ou entrar em contato com o ACS do bairro.
A paciente Vanilda dos Santos, de 89 anos, está em acompanhamento há cerca de quatro meses. Ela agradece o cuidado e os serviços prestados.
"Eu venho toda sexta-feira para fazer massagem e ventosa, aliviando as dores nos ossos causadas pela osteoporose, artrite e artrose. Além disso, tive uma distensão no nervo ao separar uma briga da minha cachorra. Quando venho aqui, esse jovem cuida muito bem de mim. Sinto um grande alívio. Eu o amo muito porque ele me socorreu num momento em que eu estava com muita dificuldade e muitas dores, e sou muito grata a ele pelo excelente cuidado".
A paciente Samara Mendes relata que buscou atendimento na UBS devido a dores na lombar.
“Eu vim hoje para fazer uma massagem porque me machuquei durante um exercício na academia e estou com uma dor horrível na lombar. Aproveitei para fazer também uma sessão de ventosaterapia. Saí renovada!”
O profissional da Educação Física, Ryan Dias, destaca a importância das terapias relaxantes.
"Esses procedimentos são essenciais para o tratamento de doenças degenerativas nos ossos e nos nervos. Por isso, nosso público-alvo são os idosos. No entanto, também atendemos outros pacientes que buscam aliviar o estresse ou promover o bem-estar. Muitas pessoas chegam aqui com problemas psicológicos e, através da terapia, conseguem aliviar também as questões emocionais. Todos que entram aqui saem mais leves e muito agradecidos, e isso me deixa muito feliz".