1. Página Inicial
  2. Notícias
  3. Saúde
  4. Envelhecimento saudável e qualidade de vida são foco da Semana da Pessoa Idosa
Envelhecimento saudável e qualidade de vida são foco da Semana da Pessoa Idosa Autor: Ascom Semsa

Envelhecimento saudável e qualidade de vida são foco da Semana da Pessoa Idosa

Katrine Bentes
Publicado em - Atualizado
Programação iniciou hoje, 27, e segue até o dia 30 de setembro com diversas ações

Com o  tema “Saúde do idoso: envelhecimento saudável e qualidade de vida”, a  Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), promove a Semana da Pessoa Idosa. A abertura ocorreu nesta terça-feira, 27, na Unidade Básica de Saúde (UBS) da Aldeia, e segue até o dia 30 de setembro. A programação conta com atendimentos em saúde, ações de lazer e beleza, zumba e sessão no cinema.

A abertura oficial da Semana contou com a presença da secretária municipal de Saúde, Vânia Portela; da coordenadora da Atenção Primária, Irlaine Figueira; da coordenadora do Centro de Referência em Saúde do Idoso, Socorro Cabral; do Representante da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa da OAB subseção Santarém, Claúdio Furtado; da Representante do Conselho Municipal de Saúde, Juaquiene do Santos e da Presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa, Glaucya da Silva Mello Fiori.

A coordenadora da Semana, a enfermeira da Referência Técnica da Saúde do Idoso, Janecely Rego, explica o objetivo da ação. "A Semana do Idoso foi pensada para sensibilizar a população sobre a importância dos direitos e políticas de atendimento às pessoas idosas, assim como promover o bem-estar e o direito à vida."

O município de Santarém conta com equipamentos públicos de acolhimento e acompanhamento da pessoa idosa, tanto na área da Saúde, quanto na Assistência Social. São eles: Unidades Básicas de Saúde; Programa Melhor em Casa; Centro de Referência em Saúde do Idoso; Centro de Especialidades Odontológicas/Laboratório de Próteses dentárias; Centro de Convivência do Idoso, Cras e Creas presentes em vários pontos do município.

O Centro de Referência em Saúde do idoso, localizado na rua Marechal Rondon, 1337, bairro Santa Clara, funciona de segunda a sexta, das 8h às 16h. Foi implantado em 2008 e atende em média 350 idosos por mês, sendo gerenciado pela Semsa. 

A coordenadora do Centro, Socorro Cabral, explica como ocorre o fluxo de atendimento. "O idoso deve procurar uma UBS, em seguida ele será encaminhado para a unidade. O centro oferta várias especialidades médicas, como: Geriatria, Fisioterapia, Dermotologia, Cardiologia, Ortopedi, Psicólogo, Fonoaudiólogo, Nutrição, Bucomaxilofacial,serviço social e consultas de enfermagem."

A geriatra Ana Bezerra relata o que deve ser feito para o idoso envelhecer de maneira saudável. "O acampamento médico periódico é essencial para termos uma vida mais ativa, independente e autônoma."

A dona Inez Dolzane conta que ações como essa ajudam a conscientizar a população para a importância do cuidado e do respeito com os idosos. "Muitas pessoas pensam que o idoso tem que ficar em casa, mas idoso não é fogão. Ele tem que sair, se exercitar, conversar para que ele possa viver bem. Essa programação é essencial, pois permite esse debate e cuidado conosco."

Confira a programação: 

27/09

9h - Abertura

9h30 - Atendimentos em saúde: consulta médica, de enfermagem e geriátrica; escuta psicológica; aferição de Pressão Arterial, teste de glicemia, entre outros.  Local: UBS Aldeia/ Fátima/ Laguinho

16h - Missa: Celebração Eucarística
Local: Lar São Vicente de Paulo 

28/09

8h30 - Circuito de Saúde: Aferição de pressão arterial, teste de glicemia capilar, educação em saúde/ IST, Testar agem rápida para HIV, sífilis, hepatite B e C; zumba com profissional de educação física, aconselhamento nutricional, corte de cabelo design de sobrancelhas, aula com o fisioterapeuta.
Local: Centro de Convivência do Idoso 

29/09 
14h - Cinemaço: Sessão do Filme em cartaz
Local: Shopping Rio Tapajós

30/09
8h às 17h - Ação em Saúde: Aferição de pressão arterial, escuta psicológica, consulta de enfermagem, consulta médica, educação em saúde, entrega de fodê, atividade com educador físico, atendimento odontológico, acompanhamento com fisioterapeuta, educação em saúde com Odontólogo e panfletagem.
Local: Todas as UBS’s 

8h às 16h - Atendimentos em saúde
Local: Centro de Referência de Saúde Idoso (CRSI)

Dia do Idoso

Em 1991, a Organização das Nações Unidas (ONU) estabeleceu o 1º de outubro como o Dia Internacional das Pessoas Idosas, por meio da Resolução 45/106. Já a Comissão de Educação do Senado Federal, em 1999, estabeleceu o Dia Nacional do Idoso em 27 de setembro. 

As datas tem o mesmo objetivo que é  sensibilizar a sociedade para as questões do envelhecimento, destacando a necessidade de proteção e de cuidados para com essa população.

Política de Privacidade

Usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você está ciente dessa funcionalidade. Consulte nossa Política de Privacidade.