Autora: Geisa de Oliveira
A Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semtras), deu início nesta quinta-feira (17) à distribuição de kits com itens de segurança alimentar para famílias ribeirinhas da região de várzea, que moram nas comunidades de Urucurituba, Aritapera, São Ciríaco, Campo do Aramanaí, Campo do Urucurituba, Igarapé do Costa, Piracaoera de Baixo, Piracaoera de Cima, Cabeça d’Onça, Surubi Açu, Boca do Aritapera, Terezinha, Boca de Cima do Aritapera, Enseada do Aritapera, Vila do Aritapera, Carapanatuba, Água Preta, Mato Alto, Costa do Aritapera, Ilha de São Miguel e Quilombo Arapemã.
A ação envolve várias secretarias municipais e tem a parceria e apoio do Projeto Saúde e Alegria. Os comunitários se deslocaram para a ação de entrega de mais de mil kits de alimentação, que objetivou levar assistência social com objetivo de minimizar os efeitos de vulnerabilidade causados pelas cheias, e pela pandemia do novo coronavírus.
O Prefeito Nélio Aguiar esteve acompanhado da primeira dama e Secretária Municipal de Trabalho e Assistência Social Celsa Brito, Secretária de Finanças Josilene Pinto, e equipe da prefeitura, além da presença do parceiro da ação o médico e fundador do Saúde e Alegria, Eugênio Scannavino, o vereador Alexandre Maduro acompanharam a ação e vivenciaram parte das dificuldades enfrentadas pelos moradores, diante da enchente.
“Ação importante, chegando em um bom momento. Estamos vivendo a situação de pandemia e grande enchente, que aumentou as dificuldades da população aqui na região de Várzea do município de Santarém. Nós buscamos parceria com o Projeto Saúde e Alegria que nos atendeu de uma forma bem rápida, e hoje estamos aqui beneficiando os moradores com suas principais necessidades,” destacou o prefeito Nélio Aguiar.
A ajuda para as famílias chegou no momento importante. “Com muita alegria que estamos hoje aqui na região de várzea, para entregar esses alimentos para beneficiar essas famílias que estão isoladas e passando por dificuldades”, destacou Celsa Brito, Secretária Municipal de Trabalho e Assistência Social.
O PSA destaca a importância das parcerias. “A gente conseguiu apoio externo de vários parceiros como Ação Cidadania e outros, para apoiar com distribuição de kits de alimentação nesse momento aqui na Várzea, devido à dificuldade de alimentação nessa época para famílias em situação muito vulnerável”, informou Eugênio Scannavino médico e fundador do Saúde e Alegria.
A moradora da região há 11 anos, aposentada, Nazaré Souza Rego, falou sobre a importância de receber ajuda nesse momento. “Esse ano está muito difícil conseguir o sustento, por causa da cheia. Receber a cesta de alimentação ajuda, e veio em boa hora”, disse Nazaré.
Odailson Ribeiro dos Reis presidente da comunidade Paco do Aramanaí acompanhou a entrega. “A ação está tudo bem. Pra gente receber essa ajuda, pois tem muitas famílias necessitando”, observou o presidente.
“Uma alegria muito grande, pra nós, e uma ajuda também, uma época dessa pra nós é muito difícil e quero agradecer o prefeito por vir até a nossa comunidade.” Disse a moradora Joelma de São Ciríaco.