3. Saúde
  4. Campanha Novembro Roxo alerta para a prevenção da prematuridade
Campanha Novembro Roxo alerta para a prevenção da prematuridade Autor: Ascom Semsa

Campanha Novembro Roxo alerta para a prevenção da prematuridade

Katrine Bentes
Diversas ações serão desenvolvidas durante o mês corrente

A campanha ‘Novembro Roxo’ que visa sensibilizar e prevenir a prematuridade iniciou no município na manhã desta sexta-feira, 4, no auditório da Câmara de Vereadores. Durante o mês corrente várias ações serão desenvolvidas pela Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), em parceria com a ONG Prematuridade, o Conselho Municipal de Saúde (CMSS), a Câmara, a OAB subseção Santarém, os Hospitais Municipal e Regional.

O evento foi realizado por iniciativa da representante da ONG Prematuridade no Estado do Pará, Edinai Neres, juntamente com a vereadora Alba Leal, escolhida como embaixadora da campanha Novembro Roxo em Santarém. Há um projeto de lei protocolado na câmara de autoria da vereadora que visa tornar a data 17 de novembro como o Dia Municipal da Prematuridade.

A coordenadora do Núcleo de Média e Alta Complexidade (MAC) da Semsa, Karolina Neves, ressaltou a importância da campanha. “O novembro roxo vem conscientizar e alertar todos os profissionais da saúde e a população em geral sobre o crescente número de partos prematuros, como preveni-los, bem como as consequências para o bebê e para sua família. Nesse sentido irá somar com as estratégias de assistência materna infantil no nosso município, através de capacitações, por exemplo, no dia 11 de novembro, os multiprofissionais do HMS já irão participar do curso sobre estabilização do prematuro. Estamos muito felizes com a campanha.”

O planejamento familiar é essencial na prevenção da prematuridade, conforme destacou a enfermeira supervisora da obstetrícia e do berçário do HMS, Rúbia Lima.

“Os bebês prematuros têm maior risco de desenvolverem problemas de saúde. Então, é essencial a conscientização da sociedade sobre a importância do planejamento familiar, do pré-natal precoce, que busca assegurar o desenvolvimento da gestação, permitindo o parto de um recém-nascido saudável, sem impacto para a saúde materna. A campanha vem reforçar essa luta, estamos muito entusiasmados, pois teremos uma capacitação que vai nos qualificar ainda mais."

Campanha Novembro Roxo

A prematuridade é a principal causa de mortalidade infantil antes dos cinco anos. Alertar e esclarecer a população através de mobilizações com foco na prevenção do nascimento antecipado e sobre os riscos envolvidos, bem como na assistência, proteção e promoção dos direitos dos bebês é o objetivo da campanha "Novembro Roxo”. Este ano, o tema global é “Garanta o contato pele a pele com os pais desde o momento do nascimento”.

Programação:

11.11 Capacitação Multiprofissional
Tema: Abordagem e estabilização do recém-nascido grave

Local: Auditório do Hospital Municipal de Santarém
Público-alvo: os profissionais que atuam na obstetrícia e berçário do HMS.

14.11 Live: Assistência Multiprofissional no cuidado ao Binômio Mãe-filho prematuro

Plataformas digitais

14 a 16.11 Conscientização sobre a prematuridade: causas, medidas preventivas e as consequências do parto prematuro

Local: Hall do Hospital Regional do Baixo Amazonas - HRBA