Por Katrine Bentes - Ascom Semsa
Na manhã desta sexta-feira, 17, o Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil (CAPSi) deu início à campanha Janeiro Branco, um mês dedicado à conscientização sobre saúde mental. A programação foi direcionada aos pais, responsáveis e também às crianças e adolescentes atendidos pela unidade, reunindo 70 participantes num ambiente de cuidado, aprendizado e reflexão. As atividades incluíram palestra, dinâmicas interativas e momentos de autocuidado.
O evento começou com dança conduzida por Jacqueline Matos, que estimulou o movimento e descontração entre os presentes. Em seguida, a Dra. Tatiana Cavalcante ministrou palestra sobre a importância da rede de apoio e reflexões sobre saúde mental. Para finalizar, um momento de cuidados de beleza foi oferecido com massagens relaxantes, designer de sobrancelhas e cortes de cabelo, promovendo autoestima e valorização.
“Hoje iniciamos no CAPSi a programação do Janeiro Branco, um mês dedicado ao cuidado com a saúde mental. Neste primeiro dia, trouxemos atividades como massagens relaxantes, design de sobrancelhas, cortes de cabelo e outras, para proporcionar aos responsáveis das crianças um momento de autocuidado. A ideia é que eles percebam a importância de cuidar da própria saúde mental, que reflete diretamente no bem-estar físico, pois, para cuidar do outro, é preciso estar bem consigo mesmo”, destacou o coordenador do CAPSi, Marlon Marinho.
Leia também:
- Alter do Chão: fiscais da Sempta são acionados para averiguar atracação de lanchas
- Prefeitura participa de reunião com a Secretaria Nacional da Juventude
- Crianças indígenas venezuelanas participam de atividade do Janeiro Branco
"O acompanhamento multiprofissional não só ajuda as famílias, mas traz alegria ao verem seus filhos acolhidos e em evolução. Janeiro nos convida a refletir sobre nós mesmos. Para ajudar o outro, precisamos estar bem conosco. Não devemos ver a saúde mental de forma pontual, mas como um cuidado contínuo, aceitando a nós mesmos e aos outros. Saúde mental é para todos, não apenas para quem enfrenta problemas. Sem esse cuidado diário, corremos o risco de acumular doenças físicas e emocionais”, ressaltou a secretária adjunta de Saúde, Irlaine Figueira.
Josiane Sousa, mãe de Arthur Gabriel Sousa, de 7 anos, compartilhou a evolução do filho, que recebe acompanhamento no CAPSi. “Meu filho melhorou 100%. Ele era muito agitado e hiperativo. Após começar o acompanhamento aqui, ele ficou mais tranquilo, concentrado na escola e passou a se comportar melhor em casa, sentando para comer e dormindo melhor. Antes, as crises eram frequentes, mas agora só acontecem em situações específicas. O acompanhamento com psicólogos e educadores tem sido fundamental, e sou muito grata por todo o apoio que recebemos. Hoje, ele está muito melhor, e só tenho a agradecer a todos pela ajuda e dedicação.”
________________
A campanha é uma realização da Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), e conta com uma vasta programação.
_______________
As ações contemplam a Atenção Primária à Saúde (APS), por meio das Unidades Básicas de Saúde (UBSs), e os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), que ofertam serviços especializados à população.
Programação
24 de janeiro de 2025
• Hora: 8h
• Local: Centro de Atenção Psicossocial de Álcool e Outras Drogas (CAPS AD III)
• Atividade: Atendimento com equipe multiprofissional (demanda espontânea).
• Público-alvo: Público em geral
28 de janeiro de 2025
• Hora: 9h
• Local: Centro de Atenção Psicossocial de Álcool e Outras Drogas (CAPS AD III)
• Atividade: Aulão sobre bem-estar, com ginástica laboral, dinâmicas e lanche especial.
• Público-alvo: Pacientes acompanhados pelo CAPS
29, 30 e 31 de janeiro de 2025
• Turnos: Manhã e tarde
• Local: Prédio da Semsa
• Atividades: Ações internas para servidores, incluindo: Rodas de conversa , escutas psicológicas, testes de ansiedade e estresse.
Ações descentralizadas
Todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) realizarão atividades voltadas à saúde mental, como palestras e dinâmicas. A população interessada deve procurar a UBS mais próxima para conferir a programação.
Sobre o Janeiro Branco
Criada em 2014, a campanha Janeiro Branco é uma mobilização nacional que coloca a saúde mental como prioridade. Inspirada no início do ano, quando as pessoas costumam refletir e planejar mudanças, a campanha utiliza o branco como símbolo de recomeço, representando uma “folha em branco” para escrever novas histórias. O movimento reforça a importância do equilíbrio emocional e do apoio profissional sempre que necessário.
Mais imgens (Fotos: Katrine Bentes):