1. Página Inicial
  2. Notícias
  3. Saúde
  4. HMS realiza 'Carnaval da Saúde’ com bloquinho infantil e testagem rápida
HMS realiza 'Carnaval da Saúde’ com bloquinho infantil e testagem rápida  Autor: Ronaldo Ferreira - CCOM

HMS realiza 'Carnaval da Saúde’ com bloquinho infantil e testagem rápida

Ândria Almeida
Publicado em - Atualizado
Na ocasião, foram ofertados testes rápidos para HIV, Sífilis, Hepatite B e Hepatite C.

O Hospital Municipal de Santarém Dr. Alberto Tolentino Sotelo (HMS) entrou no clima da folia e trouxe alegria e cuidado para pacientes e acompanhantes. Nesta terça-feira (25), o Carnaval da Saúde transformou o ambiente hospitalar em um espaço de diversão e promoção do bem-estar.

O destaque da programação foi Bloquinho da Ped, organizado pelo grupo de humanização do hospital em parceria com a equipe multiprofissional. Para tornar a festa ainda mais especial, a equipe disponibilizou fantasias para as crianças internadas, criando um ambiente lúdico em ritmo de carnaval.

A ação contou com a presença da secretária municipal adjunta de Saúde, Irlaine Figueira, e da direção do hospital, que acompanharam de perto a programação e destacaram a importância de iniciativas que promovam o bem-estar dentro do ambiente hospitalar.

"É gratificante ver esse esforço conjunto para transformar o ambiente hospitalar em um espaço mais leve e humanizado. A saúde vai além do tratamento médico e iniciativas como essa fazem a diferença aos pacientes e suas famílias. Parabenizo toda a equipe envolvida por proporcionar esse momento tão especial", afirmou Irlaine Figueira.

Para Narjara Dantas, coordenadora do setor Psicossocial do HMS, momentos como esse ajudam no processo de recuperação dos pacientes.

"O hospital, muitas vezes, é um ambiente difícil para as crianças, mas quando conseguimos trazer um pouco de leveza e diversão, vemos o quanto isso impacta positivamente. A ludicidade contribui para o bem-estar emocional não só dos pequenos, mas também de suas famílias", destacou.

A iniciativa emocionou mães como Ediene Bernardes, que acompanha o filho Tales Souza.

"Foi uma surpresa maravilhosa! Meu filho está internado há alguns dias e ver o brilho no olhar dele com essa festa foi emocionante. Antes, ele só chorava o tempo todo, e hoje estava sorridente no colo do médico. Ele tinha medo de médicos e hoje dançou com eles. Só tenho a agradecer por esse carinho", relatou.

Daiane Silva Santos, mãe da pequena Evellyn Santos, de 9 anos, também celebrou a ação e destacou a felicidade da filha.

"Fiquei muito alegre porque ela gostou muito. É o primeiro ano dela. Fui surpreendida de maneira bem positiva. Foi lindo ver sua alegria, brincando com as outras crianças. Só tenho gratidão pela equipe do hospital por essa ação maravilhosa", afirmou.

Evellyn, entusiasmada, compartilhou sua experiência.

"Eu achei muito legal e me diverti bastante. Gostei muito da parte de dançar", contou a menina.

Além da programação infantil, o Carnaval da Saúde também reforçou a importância da prevenção e do cuidado com a saúde. A ação contou com testagem rápida para HIV, Sífilis, Hepatite B e Hepatite C, garantindo acesso à detecção precoce e orientações sobre tratamento e prevenção para acompanhantes e servidores.

O atendimento psicológico esteve disponível para suporte emocional aos pacientes e familiares, enquanto a fisioterapia recreativa promoveu atividades interativas voltadas à mobilidade e ao bem-estar.

O evento teve o apoio do Instituto Mãos Amigas na Ação Social (MANAS), que distribuiu lanches aos participantes, além da participação de acadêmicos do Iespes e do apoio do Fametrotec.

A ação também fez  alusão à campanha Fevereiro Roxo/Laranja, conscientizando sobre doenças como Alzheimer, lúpus e fibromialgia, além de incentivar a doação de medula óssea.

Política de Privacidade

Usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você está ciente dessa funcionalidade. Consulte nossa Política de Privacidade.