Para quem precisa de cuidados médicos, toda oportunidade de atendimento faz diferença. Com esse propósito, a Expedição Hospital de Amor (HA) Amazônia esteve em Santarém e, em apenas dois dias, realizou 278 atendimentos em especialidades e exames em diferentes áreas. A ação — realizada uma vez ao ano — foi promovida pelo Hospital de Amor, com apoio da Sociedade Amigos do Hospital de Amor (SOAHAMOR) e do grupo Mulheres do Agro, em estrutura montada no Sindicato Rural, em parceria com a Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa).
As especialidades mais procuradas foram ginecologia (30 atendimentos), urologia (26) e clínica geral (23). Também foram realizados exames de Preventivo do Câncer do Colo do Útero (PCCU), ultrassonografias de mama e tireoide, além de atendimentos dermatológicos, que resultaram em sete cirurgias realizadas na própria carreta da expedição.
Além das consultas, a população teve acesso a vacinação, dispensação de medicamentos, emissão do cartão do Sistema Único de Saúde (SUS), massagens, cuidados estéticos e orientação psicológica. Voluntários do Instituto Esperança de Ensino Superior (IESPES) e da Faculdade Santa Teresa reforçaram a iniciativa, somando apoio técnico e educativo.
A vice-presidente da SOAHAMOR, Narjara Dantas, destacou que a expedição simboliza a força da união em favor da saúde: “Esse projeto mostra que quando diferentes setores se unem, conseguimos transformar vidas e levar esperança para muitas famílias”.
Por meio da parceria com o município, a Semsa assegurou dispensação de medicamentos, vacinação, emissão do cartão do SUS e apoio logístico.
Também acompanharam a iniciativa o deputado Henderson Pinto, o vereador Alexandre Maduro, o presidente do Sindicato Rural, Edno Cortezia, a presidente do grupo Mulheres do Agro, Neila Almeida, e o chefe da Expedição HA Amazônia, Charles Galindo.
A secretária municipal de saúde adjunta, Irlaine Figueira, destacou a importância da parceria.
"Para nós, cada ação que aproxima a população dos serviços de saúde é uma conquista. A parceria da Prefeitura de Santarém com a Expedição HA Amazônia possibilitou que mais de 260 pessoas recebessem atendimentos e exames especializados em apenas dois dias. Isso demonstra o quanto o trabalho conjunto entre instituições, profissionais e voluntários fortalece nossa rede de cuidados e garante mais qualidade de vida para a população. Seguiremos empenhados em ampliar essas oportunidades e em apoiar iniciativas que, assim como esta, levam saúde."