1. Página Inicial
  2. Notícias
  3. Saúde
  4. Equipe multiprofissional do HMS participa de treinamento no Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo
Equipe multiprofissional do HMS participa de treinamento no Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo Autor: Divulgação HMS

Equipe multiprofissional do HMS participa de treinamento no Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo

Ândria Almeida
Publicado em - Atualizado
A capacitação faz parte da implementação do projeto Telescope Trial II que propõe trazer especialistas do Hospital Albert Einstein, via telemedicina para colaborar com as equipes do HMS, promovendo uma troca de conhecimentos e experiências.

Profissionais do Hospital Municipal de Santarém Dr. Alberto Tolentino Sotelo (HMS) participam de treinamento no Hospital Israelita Albert Einstein (HIAE) em São Paulo, Telescope Trial II. O HMS foi selecionado para integrar esse projeto inovador, que visa realizar visitas multiprofissionais diárias por meio da telemedicina na Unidade de Terapia Intensiva (UTI). O treinamento presencial teve início na última terça-feira (19) e encerra hoje, quinta-feira (21).

Durante três dias, um grupo composto por um médico assistencial, um facilitador da Qualidade, um enfermeiro, dois coletores de dados, um representante da farmácia e um fisioterapeuta participaram da capacitação no HIAE. 

O projeto Telescope Trial II é conduzido pelo Hospital Albert Einstein em parceria com o Ministério da Saúde, por meio do Proadi-SUS, com o objetivo de implementar intervenções via telemedicina nas UTI's, visando reduzir o tempo de internação dos pacientes e aprimorar a qualidade do atendimento.

Em fevereiro deste ano, a Dra. Daiane Vieira Seger e o enfermeiro intensivista Matheus Eduardo dos Santos estiveram no HMS para apresentar o projeto às lideranças locais e orientar sobre sua dinâmica de funcionamento. A proposta é trazer especialistas do HIAE, via telemedicina para colaborar com as equipes locais, promovendo troca de conhecimentos e experiências.

O projeto prevê visitas à beira leito na UTI com a equipe multiprofissional local e do HIAE para discutir casos clínicos, avaliar os pacientes e tomar decisões conjuntas sobre sua condução. Essa abordagem multifacetada inclui intervenções práticas multidisciplinares, visitas médicas diárias e gestão remota de UTI guiada por indicadores, tudo realizado em um contexto controlado para garantir a integridade dos dados obtidos.

O enfermeiro Matheus Eduardo, que atua no HIAE e ajudou a conduzir o treinamento, falou sobre a importância do projeto.

"O Telescópio Trial II, sem dúvida, será um divisor de águas nos estudos relacionados à ciência da saúde e, em específico, nos estudos que tratam da telemedicina em relação à terapia intensiva. Durante esses três dias de encontro, que denominamos micromeeting, a equipe do hospital municipal de Santarém pôde vir até São Paulo para conhecer mais a fundo o estudo, de forma que já no próximo mês, em abril, possamos iniciar o processo de intervenção”.

Matheus completou falando sobre os próximos passos.

"Como o hospital participou da randomização e foi um dos cinco hospitais contemplados no primeiro grupo, serão os cinco hospitais que terão mais tempo de intervenção. Portanto, a intervenção que começará em abril terminará com uma previsão para janeiro de 2026. Assim, a equipe de teleconsultores irá visitar o hospital presencialmente no início de abril e depois faremos a transição para que a intervenção seja totalmente realizada via telemedicina”, enfatizou.

Política de Privacidade

Usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você está ciente dessa funcionalidade. Consulte nossa Política de Privacidade.