Com o intuito de proporcionar o acesso integral à saúde ginecológica das usuárias do SUS, a Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), em parceria com o Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), o Conselho Regional de Enfermagem do Pará (Coren-PA), e o Hospital Sofia Feldman da cidade de Belo Horizonte (MG), capacitaram oito enfermeiras da Atenção Primária à Saúde com o curso de Consulta de Enfermagem Ginecológica com ênfase no Planejamento Sexual e Reprodutivo. Essa primeira turma será multiplicadora de conhecimento na consulta de enfermagem ginecológica em Santarém e região.
Durante a capacitação, as enfermeiras realizaram 2.134 atendimentos ginecológicos. Foram eles: 351 consultas de enfermagem, 191 inserções de Dispositivo Intrauterino (DIU), 1.358 testes rápidos para sífilis, HIV, hepatite B e C, 234 exames de gravidez.
A titular da Semsa, Vânia Portela, destacou os benefícios da formação da primeira turma. “Com a ajuda dessas grandes parcerias, estamos capacitando as enfermeiras da atenção primária. O objetivo é assegurar o atendimento qualificado no planejamento familiar, ampliar a liberdade de escolha das mulheres e contribuir para a redução das taxas de mortalidade materna e infantil, que tem associação direta com a gravidez indesejada. Além disso, fortalecer os indicadores de saúde para uma qualidade de vida reprodutiva adequada para homens e mulheres.”