3. Saúde
  4. Campanha de doação de sangue levará servidores do HMS, PSM e UPA ao Hemopa
Campanha de doação de sangue levará servidores do HMS, PSM e UPA ao Hemopa Autor: Natahia Santana

Campanha de doação de sangue levará servidores do HMS, PSM e UPA ao Hemopa

Natashia Santana
Uma palestra foi realizada por um representante do Hemopa com objetivo preparar os doadores para a Campanha.

Com o tema "Neste carnaval compartilhe alegria. Doe sangue!”, a campanha de captação de doadores da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) vai levar cerca de 400 colaboradores do Hospital Municipal de Santarém Dr. Alberto Tolentino Sotelo (HMS), do Pronto Socorro e da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24 horas ao hemocentro de Santarém. A ação acontecerá do dia 13 ao dia 18 de fevereiro. O objetivo é o abastecimento dos estoques de sangue do Hemocentro.

Os profissionais da saúde das três unidades hospitalares participantes das Campanha lidam diariamente com pacientes que precisam de transfusão de sangue. A grande maioria desses pacientes chegam com risco iminente de morte, ou seja, a transfusão de sangue faz toda diferença entre a vida e a morte de muitas pessoas internadas. Diante dessa sensibilização quanto a importância de manter os estoques do hemocentro de Santarém abastecido, os colaboradores estarão nesses cinco dias de mutirão de captadores de doadores de sangue.

De acordo com Elcicleia Alvarenga, Joycineia Nobre e Rodolfo Souza, gerentes do PSM, HMS e UPA, respectivamente, é possível que em cada dia da ação, cerca de 90 servidores façam doação de sangue. A mobilização para que os profissionais dos referidos hospitais compareceram ao Hemopa foi realizada na última terça-feira, com uma palestra educativa sobre o ato de solidariedade e continua até o dia do inicia da ação.

“Cada bolsa de sangue coletada é capaz de salvar três vidas. Eu trabalho no Pronto Socorro e sei a necessidade de ter disponível essas bolsas de sangue para transfusão. Sem dúvidas estarei lá e a nossa equipe também está motiva a fazer esse ato de amor”, disse Elcicleia.

A Semsa criou um cronograma bimestral incentivando os servidores da saúde a se tornarem doadores de sangue. As campanhas acontecerão em fevereiro, abril, junho, agosto, outubro e dezembro, sendo que em cada um desses meses será direcionado para um dos projetos que compõem o quadro de funcionários da secretaria.

Agência Transfusional do HMS será beneficiada

O HMS, em média, faz 170 transfusões por mês, esse número corresponde ao atendimento de pacientes de Santarém e mais 20 municípios da região oeste do Pará. Em setembro, a Agência realizou 179 transfusões e em outubro até o momento já foram 116 bolsas usadas.

A Agência Transfusional do HMS abastece 153 leitos do HMS, 53 leitos do Pronto Socorro Municipal e 46 leitos da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24 horas, entre os setores, incluem o centro cirúrgico, Unidade de Terapia Intensiva (UTI), estabilização adulto e pediátrico e clínicas.

“Este é um hospital de portas abertas que recebe pacientes graves de Santarém e região. É necessário ter um estoque regular de sangue para oferecer o suporte àqueles que precisam, principalmente nesta época do ano em que a demanda costuma subir. A campanha foi muito bem pensada pela secretaria de saúde com objetivo de estimular doadores dentro das instituições de saúde e a nossa equipe já aderiu”, enfatizou a presidente do Comitê Gestor do HMS, PSM e UPA, Greyce Gomes.