O bloco de prevenção do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), realizou no período de 2 a 9 de fevereiro, várias ações itinerantes nos locais de festas de carnaval. Estas atividades abrangeram a distribuição de panfletos, preservativos, orientações e testes para Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST's), tais como HIV, Sífilis e Hepatites Virais.
Durante as atividades, foram realizados 698 testes para IST's , resultando na identificação de 5 novos casos de HIV, 117 de Sífilis e 6 de Hepatite B. Além disso, foram distribuídos 20 mil preservativos e todas as unidades de atendimento 24 horas foram abastecidas com testes rápidos, medicamentos antirretrovirais para a Profilaxia Pós-Exposição (PEP) e preservativos.
"No período de carnaval, é comum as pessoas se envolverem na festa e esquecerem da importância da prevenção, especialmente de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST's), devido ao consumo de bebidas alcoólicas e à animação. O Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) está sempre presente para lembrar a todos sobre a necessidade de se proteger, ofertando preservativos, orientando e realizando os testes”, destaca a coordenadora do CTA, Ana Ferreira.
Sobre o CTA: oferta diagnóstico com testes rápidos, insumos de prevenção e o tratamento para HIV, Sífilis e as Hepatites Virais B e C. Além de atender as solicitações do Sipat, universidades, escolas e solicitações de outros órgãos públicos com palestras educativas, acolhimentos e orientações.
O equipamento atende toda a região Oeste do Pará por demanda espontânea, de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h. O CTA está localizado na Av. Barão do Rio Branco, 860 - Bairro Santa Clara.