3. Saúde
  4. Agosto Dourado reforça a importância do aleitamento materno
Agosto Dourado reforça a importância do aleitamento materno Autor: Desconhecido

Agosto Dourado reforça a importância do aleitamento materno

Alanda Matos
.

Autoria: Weldon Luciano

A Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) irá realizar a Campanha Agosto Dourado de incentivo a amamentação. Em alusão a campanha nacional, durante os dias 2 e 7 de agosto, irá ocorrer a Semana do Bebê e Aleitamento Materno que abordará o tema “Proteger a Amamentação: uma responsabilidade compartilhada”. Durante toda a semana serão realizadas diversas atividades.

A abertura será na segunda-feira (2), no Centro de Referência da Criança, às 8h, e terá a participação de mães e crianças atendidas pelo equipamento e profissionais que atuam na unidade. Entre os dias 03 e 06 de agosto, as atividades acontecem nas Unidades Básicas de Saúde (UBS).

No sábado (7), haverá uma roda de conversa, dança e sessão de fotos. O objetivo das ações é alertar a população e reforçar aos profissionais de saúde quanto à importância de incentivar o aleitamento materno para o desenvolvimento sadio de bebês.

Semana Mundial da Amamentação

Instituída pela Organização Mundial de Saúde (OMS), junto ao Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), a Semana Mundial da Amamentação, celebrada de 1 a 7 de agosto, surgiu em 1992 para incentivar o aleitamento materno exclusivo até os 6 meses de idade do bebê.

No Brasil, a iniciativa se desdobra ao longo de um mês inteiro na Campanha Agosto Dourado, reforçando a importância do leite materno para a saúde e o desenvolvimento das crianças especialmente nos primeiros meses de vida. Vale lembrar que, além de fazer bem aos bebês, a prática também beneficia as mães.