Nesta segunda-feira, 16, o prefeito Nélio Aguiar entregou a nova Unidade Municipal de Educação Infantil (Umei) do bairro Vitória Régia. A unidade, que atende 235 crianças de 2 a 5 anos, passa a funcionar em prédio próprio.
A nova Umei foi construída com investimentos de R$ 2.636.264,38. Fundada em março de 2002 como anexo à escola Ester Ferreira, a creche ganhou status de Umei em 2014 quando passou a funcionar em uma casa alugada na Travessa Jader Barbalho. À época, atendia, em média, 165 crianças.
Agora, 10 anos depois, a Unidade ganha prédio próprio, atendendo as crianças com mais conforto e dignidade. A Umei fica localizada na Travessa 21, Vitória Régia, na zona sul da cidade.
A coordenadora Cléa do Socorro Barbosa Silva comentou sobre o novo espaço.
“É um significado muito grande, um sonho que se tornou realidade. As nossas crianças mereciam já esse lugar especial. Quando a gente estava no prédio alugado não tínhamos condições, mas hoje nós podemos trabalhar tanto com dignidade, acolhimento, amor. Nosso agradecimento ao prefeito e a professora Maria José".
A secretária municipal de Educação, Maria José Maia da Silva, realizou um breve balanço das obras já inauguradas e entregues pela atual gestão. Segundo ela, do total de 63 mil alunos matriculados na rede municipal, 12 mil são da educação infantil. Destes, cerca de 9 mil já estudam em espaços próprios construídos pela Prefeitura.
“Isso dá uma dignidade tamanha para o município que eu tenho certeza que todas as famílias dessas crianças estão muito orgulhosas de estarem agora, além do cuidado com qualidade por parte de nossos servidores, vão estar no espaço digno para receber diariamente as nossas crianças".
Ao assumir pela primeira vez a Prefeitura, em 2017, o município contava apenas com um Centro Infantil - Cemei Paulo Freire. Após oito anos de mandato, o prefeito Nélio Aguiar deixará o cargo, no próximo dia 31, com 38 novas unidades infantis (Umeis e Cemeis), de 47 no total.
"A educação recebeu uma atenção especial no nosso governo e a educação infantil principalmente, porque entendemos que investindo na educação infantil estamos garantindo o futuro dessas crianças, são investimentos como esse de hoje, de R$ 2,6 milhões, que vão fazer a diferença para elas e ainda temos pelo menos mais duas unidades a serem entregues até o final do nosso governo".