3. Mobilidade e Trânsito
  4. Concurso Público: candidatos aprovados no cargo de agente de trânsito iniciam curso de formação
Concurso Público: candidatos aprovados no cargo de agente de trânsito iniciam curso de formação Autor: Tadeu Pinho - Ascom SMT

Tadeu Pinho
A aprovação no curso é requisito para que os novos profissionais possam entrar em exercício.

A Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Mobilidade e Trânsito (SMT), iniciou nesta segunda-feira, 17, o curso de formação para Agentes de Fiscalização e Operação de Trânsito. A formação é um dos requisitos para que os classificados no concurso público nº 001/2023 assumam seus cargos, no dia 1º de agosto na Casa da Cultura. O curso tem a duração de 200 horas e é de caráter eliminatório, com conteúdo teórico e prático. A formação conta com a parceria do Departamento de Trânsito do Pará (Detran/PA).

O Chefe de Gabinete, Alberto Portela, que esteve presente na abertura do curso, comentou sobre esta etapa de formação.

"Essa etapa é muito importante, pois agora os 20 classificados e os outros 10, no cadastro reserva, terão uma formação específica, com teoria e prática, para que estejam aptos a assumirem seus cargos, alcançando a média do curso. Inicialmente, chamaremos os 20 classificados e de acordo com a necessidade chamaremos o que estão no cadastro de reserva. Hoje temos 32 agentes efetivos, com um pouco mais de um ano e estamos ampliando o nosso efetivo, para garantir uma maior segurança no trânsito, a partir de primeiro de agosto, quando assumirem seus cargos, na Casa da Cultura”, destacou.

"Estamos seguindo o cronograma do concurso que busca dar a  formação para que esses novos profissionais atuem para o cumprimento das leis que regem o trânsito em nosso município. É mais um passo que damos para melhorar, ainda mais, a nossa fiscalização no trânsito em Santarém, pois a partir do dia 1º de agosto, teremos um contingente de 52 agentes para garantir melhor segurança no trânsito de Santarém", ressaltou o secretário da SMT,  Adelcinei Queiroz.

O chefe do Núcleo de Operações Viárias, Anderson Mardock, deu as boas-vindas aos classificados e falou sobre a principal missão dos novos profissionais.

"Vocês assumirão a partir de 1º de agosto uma nova missão, atuando de forma ética e cordial, além de garantir a fluidez no trânsito e garantir a preservação da vida no trânsito".

O instrutor e agente do Detran/PA, Willian Félix, explicou a importância da capacitação.

"E de suma importância para a segurança e fluidez nas vias urbanas. Essa capacitação visa não apenas equipar os profissionais com conhecimentos técnicos sobre as leis e regulamentação do trânsito, mas também, desenvolver habilidades práticas e essenciais para execuções eficientes de suas funções. Esses agentes são responsáveis por monitorar e controlar o tráfego, garantir o cumprimento das normas de trânsito e, consequentemente, contribuir para a redução de sinistros. A presença de agentes bem treinados nas ruas contribui diretamente para a prevenção de infrações e comportamentos perigosos, promovendo uma cultura de respeito, responsabilidade entre motoristas, ciclistas e pedestres".

O chefe da divisão de Educação para o Trânsito, João Betcel, informou como será a dinâmica do curso.

"O curso tem a duração de 200 horas, que abordará as seguintes temáticas: Língua Portuguesa; Legislação de Trânsito; Ética e Cidadania; O Papel Educador do Agente; Psicologia Aplicada; Noções de Engenharia de Tráfego e Sinalização de Trânsito, Legislação de Trânsito Aplicada; Operação e Sinalização de Trânsito e Prática Operacional. Após, todo o estudo teórico, os classificados e os do cadastro reserva, participarão de atividades práticas nas ruas".

O curso está sendo realizado no Instituto Esperança de Ensino Superior (Iespes) e encerra no dia 15 de julho. Após esse período, serão solicitados os documentos exigidos para habilitação no cargo e posterior procedimento para a posse, no dia 1º de agosto, na Casa da Cultura.