3. Mobilidade e Trânsito
  4. SMT participa de reunião sobre a operacionalização do estacionamento rotativo na CDL
SMT participa de reunião sobre a operacionalização do estacionamento rotativo na CDL Autor: Samuel Alvarenga - CCOM

Samuel Alvarenga
A reunião contou com grande participação das principais categorias envolvidas: comerciantes, trabalhadores, operadores de táxi e de veículos pesados, moradores das áreas residenciais, entre outros

A Secretaria Municipal de Mobilidade e Trânsito (SMT) participou de audiência pública na noite dessa terça-feira, 16, para atualizar informações sobre o novo sistema operacional de estacionamento rotativo no centro comercial. A reunião contou com a participação do titular da SMT, Alberto Portela, do presidente da Associação Comercial e Empresarial de Santarém, Alexandre Chaves, do presidente do Sindicato dos Lojistas (Sindlojas), Alberto Oliveira, do presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Gentil Gonçalves Lima, do secretário de Planejamento, Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Tecnologia, Andreo Rasera, do comandante do CPR-1, Coronel Vallério Ferreira, do vereador Alexandre Maduro, além da empresa RSBC Produtos e Serviços Ltda, vencedora do processo licitatório, responsável pela gestão, controle e fiscalização do estacionamento da Zona Azul, que irá ofertar quatro mil vagas em diversas ruas da cidade.

O presidente da CDL, Gentil Gonçalves, afirmou que a entidade apoia a instalação do projeto, que estava sendo discutido há 10 anos.

"A área central, especificamente o centro comercial, precisava de um reordenamento em relação às vagas. Acredito que aos poucos teremos adequações necessárias no projeto original".

O presidente da ACES, Alexandre Chaves, reiterou a necessidade de efetivação do projeto, e sugeriu algumas adequeações.

"Já era um projeto essencial para o reordenamento do trânsito no centro comercial. É salutar essa organização, mas pedimos à SMT que possam fazer adequações no projeto original, delimitando com maior clareza os pontos do Parque e, tratando, especificamente, com outras categorias sobre direitos adquiridos de permanência. Outro ponto é sobre áreas no centro comercial, que são residenciais. Acredito que com algumas readequações teremos sucesso nesse projeto", avalia Chaves.

Após ouvir os questionamentos e dúvidas, o secretário municipal de Mobilidade e Trânsito, Alberto Portela, reiterou que a SMT está sempre aberta ao diálogo para melhorar e aperfeiçoar os serviços prestados aos cidadãos.

"Estar aqui é prova do compromisso de dialogar abertamente com a sociedade. A instalação da Zona Azul tem gerado algumas dúvidas e questionamentos, que serão dirimidas gradativamente. Nesse primeiro momento estamos em uma fase de orientação aos condudores, vamos informá-los sobre direitos e sobre as vantagens do estacionamento. A respeito de possíveis atualizações na operacionalização vamos analisar cada uma. O governo é sensível a todas", afirma Portela.

Com uma frota estimada em mais de 126 mil veículos, segundo dados do IBGE de 2022, Santarém está entre as 10 cidades do estado do Pará que registram crescimento anual em número de veículos nas ruas, o reordenamento da área do centro comercial, permitirá mais comodidade a clientes, que poderão fazer suas compras, pagamentos com mais tranquilidade, e vão permitir, também, melhor emprego das vagas dispoíveis.