1. Página Inicial
  2. Notícias
  3. Meio Ambiente
  4. Praias de Santarém estão próprias para banho
Praias de Santarém estão próprias para banho Autor: Agência Santarém

Praias de Santarém estão próprias para banho

Agência Santarém
Publicado em - Atualizado
Estudos de balneabilidade foram apresentados durante a abertura da Semana Municipal da Água
Abertura da Semana Municipal da Água

 

Com o tema “Plantando o futuro com as sementes de hoje”, a Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), realizou a abertura da Semana Municipal da Água na manhã desta terça-feira (22), Dia Mundial da Água. O início da programação ocorreu no auditório do Centro Municipal de Informação e Educação Ambiental (Ciam). 

Secretário João Paiva 

 

Durante a solenidade, o secretário de Meio Ambiente, João Paiva, salientou sobre a importância da água e a necessidade da educação para os cuidados com o recurso natural. “O dia como hoje é um marco para nossa vida, é um marco como reflexão. Ninguém conscientiza ninguém. A gente sensibiliza as pessoas para que possam, a partir da sensibilização, fazer mudanças de hábitos”.

Secretária Celsa Brito esteve presente na cerimônia 

A secretária de Trabalho e Assistência Social, Celsa Brito, lembrou que é preciso envolver cada vez mais todos os seguimentos, todas as faixas etárias para preservar e manter esse bem. “Aqui estão vários seguimentos que fazem esse trabalho de sensibilização com a nossa população. As crianças precisam ter o envolvimento bem fortalecido porque podem, inclusive, serem multiplicadores e levar a temática para suas famílias”.   

Durante a programação, foram apresentados os resultados do 15º Boletim de Monitoramento de Balneabilidade das Praias da Orla Fluvial Direita do Rio Tapajós em Santarém-PA

Segundo o estudo realizado em janeiro deste ano, toda as praias apresentam condições “próprias” para banho: “Considerando os resultados da campanha de monitoramento das condições de balneabilidade das praias da orla fluvial direita do rio Tapajós, em Janeiro de 2022, em comparação com os padrões estabelecidos na Resolução CONAMA 274/2000, avalia-se que todos os pontos de amostragem apresentaram condições de qualidade na categoria própria/excelente, tanto para parâmetro microbiológico mais restritivo – Escherichia coli quanto para o parâmetro microbiológico menos restritivo - Coliformes termotolerantes.” 

Estudo foi apresentado à sociedade

A próxima coleta deve ser realizada em maio deste ano com dias ainda a serem definidos. 

As praias que passam pelos estudos são as consideradas com o maior fluxo de banhistas na cidade, sendo a Ponta do Muretá, Ponta de Pedras, Pajuçara e Maracanã. Além disso, Alter do Chão, onde foram feitas coletas em seis pontos: Praia do Centro de Atendimento ao Turista (C.A.T.); Canal principal do Rio Tapajós; Praia do Cajueiro; Escadaria da Orla de Alter do Chão; parte final da Orla de Alter do Chão; Ilha do Amor e Igarapé do Macaco. Assim, são monitorados onze pontos ao longo da orla fluvial direita do Rio Tapajós. 

Os estudos seguem requisitos determinados pela Resolução do Conselho Nacional de Meio Ambiente (Conama) nº 274 de 2000. Consideram os parâmetros que verificam a presença ou não de fatores microbiológicos indicadores de qualidade da água. Além disso, os parâmetros químicos, o potencial hidrogeniônico (pH) e como parâmetro físico, a temperatura da amostra (°C).

Ao longo da etapa, são feitas cinco coletas consecutivas com intervalos de 24 horas. São processadas 55 (cinquenta e cinco) análises de campo e 55 (cinquenta e cinco) exames microbiológicos em laboratório.

Confira a Programação da Semana Municipal da Água:

- 22/03 (terça-feira) – Divulgação do 15º Boletim de Monitoramento de Balneabilidade das Praias da Orla Fluvial Direita do Rio Tapajós em Santarém-PA. Hora: 09:00h. Local: Auditório do Ciam;

 

- 23/03 (quarta-feira) – Campanha Rios Limpos. Hora: 09:00h. Local: Orla Fluvial de Santarém (píeres);

 

- 24/03 (quinta-feira) – Participação no Programa Mesa Redonda da Rádio 94FM, com o tema “Águas servidas: Recicle suas atitudes, ajude o meio ambiente”. Hora: 08:15h. Local: Sistema Tapajós de Comunicação (STC);

 

- 25/03 (sexta-feira) – Campanha Rios Limpos. Hora: 09:00. Local: Rios Limpos. Local: Porto do D.E.R.

 

Política de Privacidade

Usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você está ciente dessa funcionalidade. Consulte nossa Política de Privacidade.