A Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), realizou na última terça-feira, 10, uma importante ação de sensibilização ambiental na Escola Raimunda de Lira Maia, localizada no bairro Elcione Barbalho. A equipe de Educação Ambiental do Centro Municipal de Informação e Educação Ambiental (CIAM/Semma), em parceria com representantes da AENA, empresa gestora do Aeroporto Internacional Maestro Wilson Fonseca, promoveu uma roda de conversa voltada à prevenção de incêndios e preservação ambiental.
"Calor intenso, falta de chuva, queimadas. Isso tudo prejudica a vida humana e outras formas de vida do planeta. Precisamos mudar esse quadro. Estamos aqui passando para nossas crianças que somente nós podemos mudar esse cenário, cuidando e preservando do meio ambiente. E isso só vai acontecer se nós mudarmos nossos hábitos”, afirmou Francimara Lira, coordenadora da equipe de educação ambiental (CIAM/Semma).
O evento reuniu cerca de 150 alunos do ensino infantil e fundamental, da faixa etária de 4 a 10 anos. Durante a palestra, os especialistas ressaltaram a importância de atitudes preventivas e do cuidado com o meio ambiente. A equipe da AENA explicou ainda que o descarte inadequado de resíduos não prejudica, apenas, o meio ambiente, mas põe em risco a segurança dos voos no Aeroporto Internacional Maestro Wilson Fonseca.
“Muitas pessoas podem não enxergar a conexão, mas o acúmulo de lixo nas ruas atrai animais como os urubus que podem colocar em risco a segurança dos aviões que decolam e pousam no aeroporto. Então essa parte do nosso trabalho, externo ao aeroporto, é um trabalho de formiguinha e trata sobre mudança de cultura. Queremos fazer as pessoas entenderem que controlar os resíduos é controlar, também, a segurança operacional”, enfatiza João Volcov, gestor de segurança operacional do aeroporto.
Maria Leiza Tavares Ferreira, gestora da escola, destacou o impacto positivo do evento.
"Por mais que nós professores ensinemos essa temática em sala de aula, quando vem uma pessoa de fora é diferente. Só fortalece o que as crianças já sabem. Com certeza elas vão multiplicar essa mensagem".
Além das campanhas educativas, a Semma segue reforçando a fiscalização de denúncias de queimadas e intensificando a divulgação de informações climáticas para a população. As denúncias podem ser feitas pelo telefone (93) 99209 4670.