Na manhã desta segunda-feira, 24, a Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) e do Centro Municipal de Informação e Educação Ambiental (CIAM), organizou uma reunião com representantes dos blocos carnavalescos. O encontro teve como objetivo alinhar orientações de educação ambiental para o Carnaval 2025, enfatizando a importância do descarte correto de resíduos e o cumprimento dos horários estabelecidos para o funcionamento dos blocos.
Vânia Portela, secretária municipal de Meio Ambiente, destacou a relevância da pauta ambiental.
“O Carnaval é um momento de celebração, mas, também, precisamos garantir que essa alegria não resulte em impactos negativos ao meio ambiente. Contamos com a colaboração de todos os blocos para manter nossa cidade limpa e sustentável", comentou.
Ao todo, mais de 40 pessoas participaram do encontro, representando diversos blocos carnavalescos e órgãos municipais como a Secretaria Municipal de Cultura (Semc), a Secretaria Municipal de Urbanismo e Serviços Públicos (Semurb), a Secretaria Municipal de Mobilidade e Trânsito (SMT), a 1ª Companhia Independente de Policiamento Ambiental (1ª CIPAMB) e a Diretoria de Polícia Administrativa (DPA/PCPA).
O representante do bloco Unidos de Aparecida, Walteci Nogueira, também reforçou a importância das ações ambientais no carnaval.
“Nós, da organização, já buscamos conscientizar os nossos foliões para que eles não joguem lixos nas ruas. Acredito que precisamos incentivar ainda mais essa mudança de comportamento, para que tenhamos um carnaval alegre, seguro e responsável”, disse.
Além das questões ambientais, a reunião abordou a necessidade de os blocos respeitarem os horários pré-estabelecidos para suas atividades, além do cumprimento da Portaria nº052/2024 da Policia Civil que proíbe, durante o carnaval, a venda e o consumo de bebidas alcoólicas em vasilhames de vidro.
Para a secretária de Cultura, Priscila Castro, fazer o alinhamento antecipado com os blocos tem auxiliado as secretarias a organizar melhor toda a estrutura carnavalesca. As atrações que fazem parte da programação oficial do circuito receberam ajuda para expedir as licenças de funcionamento, entre elas, a licença obrigatória emitida pela Semma.
“Diminuir o impacto ambiental desses resíduos durante esse processo de carnaval é fundamental, além de tomarmos providências sobre a poluição sonora. As pessoas precisam respeitar os horários, precisam entender que, para fazer o bloco, tem que tirar licença, que tem um horário estipulado e que ele precisa ser respeitado”, destaca a titular da Semc.
Circuito Tapajônico de Carnaval
Os eventos iniciaram com as batalhas de confetes no último dia 23 de fevereiro e culminarão nos dias 01, 02, 03 e 04 de março de 2025 com a participação da população em geral área urbana de Santarém, na vila de Alter do Chão e comunidades ribeirinhas, onde acontecerão as principais atrações do carnaval.
A folia em Santarém passa a se chamar Circuito Tapajônico de Carnaval como uma forma de incluir as diversas manifestações que, tradicionalmente, acontecem nos bairros e comunidades durante o carnaval. Serão 30 blocos em Santarém e 10 em Alter do Chão. A atração principal será a banda Amazon Beach, que se apresentará no domingo - em Alter - e na segunda-feira em Santarém.
A proposta para 2025 é valorizar tradições, fomentando a economia local, incentivando a inclusão, o pertencimento comunitário, oferecendo experiências de entretenimento e lazer de forma segura, sustentável e acessível. Pela primeira vez, blocos tradicionais que desfilavam de forma independente nos bairros entram na programação oficial.
Programação de Carnaval 2025: https://transparencia.santarem.pa.gov.br/mural/outros/programacao-circuito-tapajonico-de-carnaval-mbXKTk
Colaborou Weldon Luciano - Ascom Semc