3. Meio Ambiente
  4. Semana Municipal do Meio Ambiente é lançada em Santarém com o tema “Caminhos para Sustentabilidade”
Semana Municipal do Meio Ambiente é lançada em Santarém com o tema “Caminhos para Sustentabilidade” Autor: Desconhecido

Alanda Matos
.

Autor: Júlio César Antunes

Programação segue até o domingo (06) com o lançamento do Grupo de Trabalho para a criação do Plano Municipal de Arborização; ações de educação ambiental e arrecadação de ração para ONGs que cuidam de animais abandonados

Com o tema “Caminhos para Sustentabilidade” a Semana Municipal do Meio Ambiente foi lançada nesta segunda-feira, 1º de junho, e ocorre até domingo, 6. A programação é uma realização da Prefeitura de Santarém, via Secretarias Municipais de Meio Ambiente (Semma), Educação (Semed), Turismo (Semtur) e Saúde (Semsa).

A mobilização tem a parceria da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas); Divisão de Vigilância em Saúde (Divisa); Polícia Militar do Estado do Pará (PMPA); Polícia Civil/Divisão Especializada em Meio Ambiente e Proteção Animal (Dempa); Ong Lar do Amor; Ong União Animal; Unimed; Cargill; Igreja do Santíssimo Sacramento; Associação de Moradores do Bairro Diamantino; Associação Comunitária do Residencial Salvação.

“É uma ação que quer chamar a atenção de toda a população para a necessidade dos cuidados com o meio ambiente, ao mesmo tempo que observa a importância do desenvolvimento econômico sustentável do município”, destacou o secretário de Meio Ambiente, João Paiva.

Na manhã de hoje (01), o “Trio da Alegria” percorreu as principais ruas de Santarém informando sobre a programação e convocando todos para as boas práticas com o meio ambiente.

“A Semana Municipal de Meio Ambiente é um momento muito importante para nós enquanto unidade de educação infantil que constantemente trabalha a questão da preservação ambiental”, disse a coordenadora da Cemei Antônio Corrêa, Geones Marques.

A iniciativa tem como objetivo convocar a população para o uso sustentável dos recursos naturais para a preservação do planeta Terra e as condições de sobrevivência das futuras gerações.

01/06 (terça-feira)

- Alvorada do Ciamzito. Hora: 09:00. Local: Saída da Av. Anísio Chaves (em frente à Prefeitura de Santarém);

- Cerimônia de apresentação do Grupo de Trabalho para Elaboração do Plano Municipal de Arborização e Lançamento do Serviço de Análise e Validação On-line do CAR pela Semma. Hora: 16:00. Local: Auditório do Ciam.

02/06 (quarta-feira)

- Menos Plástico, Mais Vida. Hora: 09:00. Local: Praça do Relógio;

03/06 (quinta-feira)

- Missa de Corpus Christi, com menção ao Dia Nacional da Educação Ambiental. Hora: 07:00. Local: Igreja do Santíssimo Sacramento;

04/06 (sexta-feira)

- Coleta seletiva de óleo residual de cozinha. Hora: 19:00. Local: UMEI Diamantino.

05/06 (sábado)

- De Bem com o Verde. Hora: 07:30. Local: Escola Aldo Ferreira Campos, anexo ao Residencial Salvação.

06/06 (domingo)

- Pit stop animal: arrecadação de ração, medicamentos, material de higiene e limpeza para cães e gatos. Hora: 18:00. Local: Praça Barão de Santarém (ao lado do Centro Cultural João Fona);

Dia Mundial do Meio Ambiente

Em 1972, durante a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano, em Estocolmo, a Organização das Nações Unidas (ONU) instituiu o Dia Mundial do Meio Ambiente, que passou a ser comemorado em 05 de junho.