1. Página Inicial
  2. Notícias
  3. Meio Ambiente
  4. Proposta de Santarém ganha destaque na 5ª Conferência Nacional de Meio Ambiente
Proposta de Santarém ganha destaque na 5ª Conferência Nacional de Meio Ambiente Autor: Reprodução do evento

Proposta de Santarém ganha destaque na 5ª Conferência Nacional de Meio Ambiente

Cibele Pixinine
Publicado em - Atualizado
Proposta sobre criação de brigadas florestais comunitárias, elaborada em Santarém, foi a terceira mais votada na etapa nacional e integra agora as diretrizes prioritárias para o enfrentamento da emergência climática no país

Uma proposta elaborada durante a Conferência Municipal de Meio Ambiente de Santarém, promovida pela Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), foi aprovada na 5ª Conferência Nacional de Meio Ambiente (CNMA), realizada em Brasília, entre os dias 6 e 9 de maio.

 

 

A proposta aprovada tem origem no processo participativo promovido em Santarém, que mobilizou representantes de comunidades, instituições, organizações da sociedade civil e órgãos públicos. Ela prevê o fortalecimento das brigadas florestais por meio da criação de um sistema nacional. A formulação aprovada na CNMA foi a seguinte:

“Fortalecer as brigadas florestais, por meio da criação de um Sistema Nacional de Brigadas populares, voluntárias, independentes e comunitárias, com brigadistas formados e capacitados permanentemente em prevenção e combate a incêndios, garantindo recursos orçamentários e atuação contínua, através de parcerias municipais, estaduais, federais e setor privado.”

Essa foi a terceira proposta mais votada, o que evidencia a relevância do tema no cenário nacional. Ao longo das etapas estadual e nacional, o seu conteúdo passou por adequações e ampliações, mas sem perder a sua essência local.

Ana Carla Gomes, doutora em Ciências Climáticas pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e docente do curso de Ciências Atmosféricas do Instituto de Engenharia e Geociências (IEG) da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), participou como observadora da conferência nacional e representou a instituição. Ana Carla foi eleita delegada suplente do poder público na etapa regional para representar o Baixo Amazonas e acompanhou os debates tanto no eixo de Adaptação quanto no de Mitigação.

Para ela, a aprovação da proposta representa um marco importante para o município.
“Significa que teremos nossa demanda local atendida. Acho muito importante, uma vez que em nosso município possuímos áreas de proteção ambiental, como a APA de Alter do Chão”, afirmou.

 

 

A 5ª CNMA teve como objetivo revisar e propor diretrizes para a Política Nacional de Meio Ambiente, reunindo representantes de todos os estados brasileiros. A aprovação da proposta de Santarém evidencia a relevância das contribuições locais para a formulação de políticas públicas voltadas ao enfrentamento da emergência climática.

A secretária municipal de Meio Ambiente, Vania Portela, comemorou o resultado como uma conquista coletiva. “É gratificante ver que as propostas que surgiram na nossa conferência municipal ganharam reconhecimento nacional. Isso mostra que Santarém está no caminho certo, promovendo uma gestão ambiental participativa, comprometida com o futuro da nossa cidade e da Amazônia”, destacou.

 

Outras Notícias

Política de Privacidade

Usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você está ciente dessa funcionalidade. Consulte nossa Política de Privacidade.