1. Página Inicial
  2. Notícias
  3. Juventude, Esporte e Lazer
  4. Realizado pela Prefeitura de Santarém, I Torneio Paralímpico promove a inclusão e a valorização de atletas
Realizado pela Prefeitura de Santarém, I Torneio Paralímpico promove a inclusão e a valorização de atletas Autor: Rony Aires - PMS

Realizado pela Prefeitura de Santarém, I Torneio Paralímpico promove a inclusão e a valorização de atletas

Fernanda Rabelo
Publicado em - Atualizado
Crianças, jovens e adultos vivenciaram o esporte na Arena Estadual do Oeste do Pará Professor Djalma Lima.

A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal da Juventude, Esporte e Lazer (Semjel), e a Associação Santarena de Desporto Paralímpico (Asdepa) realizaram hoje, sábado, 29, a primeira edição do Torneio Paralímpico de Santarém. Ao todo, 15 atletas participaram das competições divididas em quatro modalidades: tênis de mesa, vôlei sentado, badminton e bocha. O evento aconteceu na Arena Estadual do Oeste do Pará Professor Djalma Lima.

O objetivo do torneio foi promover a inclusão e a experimentação esportiva para crianças, jovens e adultos, por meio do esporte e maior qualidade de vida. Para o presidente da Asdepa, professor Jorge Miranda, é de extrema importância a realização de eventos que promovam a inclusão e a parceria com o Poder Público.

"Esse evento que estamos realizando com a forte parceria da Semjel é um grande passo para o desporto paralímpico em Santarém, além de servir como exibição da prática esportiva para que outras pessoas possam vir fazer parte das nossas equipes. Tivemos grandes atletas tanto no vôlei como na natação com o Bolsa Atleta Federal e pretendemos deslanchar esse ano com o badminton e a bocha", disse.

Mateus Marques, atleta da natação, fala sobre sua experiência.

"É uma grande satisfação participar de um torneio como esse. Eu já rodei por vários lugares do Brasil nadando, representando Santarém e isso me enche de orgulho. Para aquele atleta que está começando, o incentivo, a prática do esporte paralímpico é aproveitar. A pessoa que tem alguma limitação, que possui alguma deficiência, pode praticar esportes igual a todo mundo. Ali não se encerrou a vida, apenas recomeçou de uma forma diferente".

O secretário municipal da Juventude, Esporte e Lazer, Pedro Henrique, destacou a importância da inclusão no esporte para a sociedade santarena.

"Estamos reforçando o papel da gestão para contribuir com uma sociedade mais inclusiva. Estamos mostrando a força do esporte paralímpico de Santarém para a toda a região Norte. Mais do que isso, reafirmando nossa missão enquanto gestão pública com a inclusão da pessoa com deficiência", afirmou.

Presente ao evento, o prefeito Zé Maria Tapajós enalteceu o pioneirismo do município de Santarém.

"Para a Prefeitura, para Santarém, é de extrema importância, porque é uma forma de valorizar nossos atletas, trazendo a inclusão para a prática de esportes seja qual for sua limitação. E não vai parar por aí. Em nossa gestão, o esporte e o lazer serão cada vez mais fortalecidos, como forma de promoção à saúde e de destaque aos nossos talentos", argumentou.

 

Outras Notícias

Política de Privacidade

Usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você está ciente dessa funcionalidade. Consulte nossa Política de Privacidade.