1. Página Inicial
  2. Notícias
  3. Juventude, Esporte e Lazer
  4. Semjel realiza reunião de trabalho para discutir iniciativas voltadas às políticas públicas para a juventude santarena
Semjel realiza reunião de trabalho para discutir iniciativas voltadas às políticas públicas para a juventude santarena Autor: Ronaldo Ferreira - CCOM

Semjel realiza reunião de trabalho para discutir iniciativas voltadas às políticas públicas para a juventude santarena

Fernanda Rabelo
Publicado em - Atualizado
A reunião aconteceu nesta quinta-feira, 27, no plenarinho da Câmara Municipal de Santarém.

A Prefeitura de Santarém, por meio do Núcleo da Juventude da Secretaria Municipal da Juventude, Esporte e Lazer (Semjel), promoveu uma reunião de trabalho nesta quinta-feira, 27, no Plenarinho da Câmara Municipal de Santarém. Na oportunidade, foram discutidas uma série de iniciativas voltadas à juventude santarena, com a presença de diversos atores envolvidos em políticas públicas e programas que buscam melhorar a qualidade de vida e o desenvolvimento dos jovens da cidade.

Foram montadas estratégias e ações para o ano de 2025 e para os demais períodos. O titular da Semjel, Pedro Henrique, destacou a importância da construção coletiva de políticas públicas que atendam às reais necessidades da juventude santarena.

"A Secretaria tem buscado cada vez mais estreitar laços com os diversos segmentos da juventude, incluindo movimentos sociais, Organizações Não Governamentais, escolas, universidades e demais parceiros que atuam diretamente com os jovens. Ele reforçou que a missão da Secretaria é construir políticas públicas integradas, que garantam mais oportunidades, inclusão e fortalecimento da participação juvenil em todos os processos decisórios que envolvem a cidade", disse.

A definição de políticas públicas para a juventude foi um dos eixos mais destacados. O Núcleo da Juventude reforçou que é necessário um olhar mais atento às necessidades dos jovens, considerando as especificidades de cada grupo, incluindo os que vivem em áreas periféricas, quilombolas e indígenas. 

Outro eixo fundamental foi o estabelecimento de objetivos, metas, ações e estratégias para 2025, onde foram delineados os próximos passos para a implementação das políticas públicas já discutidas, além do lançamento de novos programas.

Entre os projetos destacados estão ações que visam melhorar a empregabilidade dos jovens, por meio de programas de capacitação profissional, bem como a criação de espaços culturais e esportivos para o desenvolvimento das habilidades artísticas e atléticas dos jovens santarenos. 

Durante a reunião foi discutida a necessidade de parceiras com PJ's (Organizações de Juventude) e atores locais que trabalham com segmentos específicos da juventude santarena.

Pedro Henrique reforçou a importância dessas parcerias para potencializar os resultados das ações implementadas.

"O Núcleo da Juventude da Semjel tem buscado fortalecer e expandir essas parcerias, seja com movimentos da juventude, empresas, universidades ou outras esferas da sociedade civil, para que as políticas públicas não sejam apenas teóricas, mas, sim, implementadas de forma prática e eficaz".

De acordo com Hermes Bessa, chefe do Núcleo da Juventude da Semjel, um dos objetivos e pautas da reunião foi apresentar o cronograma de programação para os primeiros 100 dias de governo e para o ano.

"Deve ser criado um grupo de trabalho ao longo do ano de 2025 para tratar dessas políticas públicas para a juventude. Então, nós tivemos participação de várias entidades, como a Assembleia de Deus, a Pastoral da Juventude, o Conselho Municipal da Juventude, o Conjove da ACES, dentre outras entidades", disse.

Entre esses planejamentos estão a adesão ao sistema nacional da juventude, junto à Secretaria Nacional da Juventude em Brasília; o primeiro seminário municipal da juventude, esporte e lazer do município de Santarém, que será realizado no dia 16 de maio na Uepa, além da elaboração do plano municipal da juventude para o segundo semestre;  o lançamento do ID jovem que é o documento do jovem de 15 a 29 anos para o mês de agosto e a elaboração da agenda municipal da juventude, também, a partir do segundo semestre.

Outras Notícias

Política de Privacidade

Usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você está ciente dessa funcionalidade. Consulte nossa Política de Privacidade.