Nesta sexta-feira, 4, o secretário municipal da Juventude, Esporte e Lazer, Pedro Henrique, acompanhado do corpo técnico da Semjel, realizou uma visita institucional à Universidade do Estado do Pará (Uepa) – campus Santarém. O encontro, que contou com a recepção do coordenador do campus, professor Juarez de Souza, e a professora de Educação Física, Patrícia Ferreira, marcou o início de uma importante parceria entre o município e a instituição estadual de ensino superior.
Na pauta da reunião, foram discutidas três grandes iniciativas que devem movimentar a juventude acadêmica e fortalecer o calendário esportivo e formativo da cidade: a realização dos Jogos Universitários da Uepa, promovendo integração e incentivo ao esporte entre os cursos da instituição; uma competição de ginástica artística, voltada à valorização da modalidade e descoberta de novos talentos e o 1º Seminário da Juventude, previsto para o mês de maio, que acontecerá no auditório do campus e trará debates, oficinas e painéis sobre políticas públicas, protagonismo jovem e inclusão.
"A Uepa é um polo de formação e transformação e unir forças com uma instituição como essa é essencial para que nossas políticas públicas cheguem ainda mais longe. Estamos planejando ações concretas, que unem esporte, cultura e conhecimento e colocam a juventude no centro das decisões. Essa parceria é um avanço enorme para todos nós", argumentou o titular da Semjel.
Juarez de Souza, coordenador do campus Santarém, ressaltou a importância da união entre os entes públicos.
“Parcerias entre o estado e o município são fundamentais para a efetivação de projetos que impactam diretamente a população. Com a Semjel, encontramos abertura, diálogo e compromisso para tirar ideias do papel e transformar em realidade, sempre pensando no bem-estar e no desenvolvimento dos nossos jovens", disse.
A visita consolida mais um passo importante que a Semjel dá na ampliação de colaborações estratégicas com o ensino superior, fomentando, não apenas, o esporte e o lazer, mas, também, o protagonismo juvenil e a formação cidadã.
A expectativa é que as ações comecem já nas próximas semanas, reforçando o compromisso com uma juventude mais ativa, participativa e valorizada em Santarém.