A Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Juventude, Esporte e Lazer (Semjel), contou com a participação de representantes, nesta sexta-feira, 9, no Seminário Regional Juventudes e BRICS, promovido pela Secretaria Nacional de Juventude (SNJ), da Secretaria-Geral da Presidência da República (SGPR), em parceria com o Conselho Nacional da Juventude (Conjuve).
O seminário, realizado de forma virtual, teve como objetivo ampliar a participação da juventude brasileira nas discussões do BRICS, bloco formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul. A iniciativa busca garantir que as vozes dos jovens sejam ouvidas nos debates estratégicos, além de promover o intercâmbio de experiências e fortalecer as políticas públicas de juventude nos países-membros.
O secretário municipal da Semjel, Pedro Henrique, destacou a importância da participação de Santarém nesse processo. “Estar presente nesses espaços de construção coletiva é fundamental. A juventude de Santarém tem potencial e precisa estar incluída nas pautas estratégicas que definem o futuro. A participação nesse seminário reforça nosso compromisso com uma política pública cada vez mais plural, conectada com o mundo e atenta às demandas da nossa juventude”, afirmou o secretário.
Durante o encontro, o Chefe do Núcleo da Juventude da Semjel, Hermes Bessa, também ressaltou o impacto positivo da iniciativa para a construção do Plano Municipal da Juventude, previsto para o segundo semestre de 2025. “Estamos atentos às boas práticas, tanto em nível nacional quanto internacional, para embasar a construção do nosso Plano Municipal da Juventude. Participar de eventos como esse nos inspira e orienta para que Santarém possa elaborar um plano robusto, com políticas voltadas para o empreendedorismo jovem, educação, cultura, inclusão e inovação”, destacou o chefe do núcleo.