3. Juventude, Esporte e Lazer
  4. Prefeito Nélio Aguiar e Governador Helder Barbalho assinam ordem de serviço para início das obras de reconstrução do Estádio Colosso do Tapajós
Prefeito Nélio Aguiar e Governador Helder Barbalho assinam ordem de serviço para início das obras de reconstrução do Estádio Colosso do Tapajós Autor: Desconhecido

Luan Rodrigues
Um dos principais palcos esportivos do Pará terá capacidade de público ampliada para mais de 23 mil pessoas

Em cerimônia realizada no final da manhã desta quarta-feira (3), o prefeito de Santarém Nélio Aguiar e o Governador do Pará Helder Barbalho assinaram a ordem de serviço para início das obras de reconstrução do Estádio Municipal Colosso do Tapajós, o "Barbalhão".

O projeto vai garantir a completa reestruturação do estádio, melhorando a estrutura, segurança e a comodidade para a população.

A obra será executada pelo governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Obras Públicas (Sedop), sob responsabilidade do Consórcio Arena Santarém.

A execução da obra é prevista para 18 meses e contará com um investimento de R$ R$ 94.128.892,60 (Noventa e quatro milhões cento e vinte e oito mil, oitocentos e noventa e dois reais e sessenta centavos).

O projeto de reconstrução e ampliação do estádio valoriza referências da cultura regional, que estarão presentes em um painel em metalon na entrada principal e nos assentos das arquibancadas. A capacidade total será de 23.038 pessoas.

Legenda da foto: Obra do Estádio inacabada

Atualmente, Santarém conta com quatro times profissionais São Raimundo, São Francisco, Tapajós e Amazônia, que devem mandar jogos no local.

Em seu pronunciamento o Governador Helder Barbalho destacou a importância da obra para Santarém, principalmente aos amantes do futebol.

“A partir desse ato damos um passo importantíssimo para que esta praça esportiva tão especial da região Oeste do Pará possa estar moderna e segura para os seus frequentadores. Vamos ampliar a capacidade de público para mais de vinte e três mil pessoas, fazendo com que esse estádio seja um dos melhores do Brasil", disse o governador.

Legenda da foto: Governador Helder Barbalho, Prefeito Nélio Aguiar e sua comitiva visitando o Estádio Colosso do Tapajós.

O Prefeito de Santarém, Nélio Aguiar, relatou que a obra já era esperada pela população santarena há anos e que só foi possível, através de articulação política entre estado e município.

“Essa obra vem para contemplar a população, os clubes e os fanáticos pelo futebol. O Colosso do Tapajós precisava dessas adaptações para poder receber jogos de futebol tanto amador e profissional, atividades culturais e religiosas. A única palavra que podemos expressar nesse momento é gratidão ao nosso governador Helder que tem sido um grande parceiro trazendo muitas obras importantes para o desenvolvimento de Santarém”, disse o prefeito.

Além do Governador e do prefeito de Santarém, também presentes na cerimônia, a primeira-dama Celsa Brito; secretário da Sedop Ruy Cabral; os Deputados Federais: Júnior Ferrari e Airton Faleiro; Deputados Estaduais: José Maria Tapajós, Eraldo Pimenta e Orlando Lobato; Presidente da Câmara Municipal de Santarém Vereador Ronan Liberal; além prefeitos da Região do Baixo Amazonas, secretários municipais, vereadores e entidades do esporte de Santarém.

NOVO ESTÁDIO

Inaugurado em março de 1987, com capacidade inicial para 8.500 pessoas, o Colosso do Tapajós é o maior estádio de futebol do oeste paraense.

Em março de 2013 foram iniciadas obras de ampliação e modernização do estádio, mas os trabalhos não foram concluídos.

Em 2020, o governador Helder Barbalho anunciou a retomada das obras.

As ações contemplam intervenções e melhorias nas áreas do estacionamento, entrada de autoridades e imprensa, sala de imprensa, sala de credenciamento, elevador, museu, salão nobre, sala de bate bola, vestiário dos times, vestiário dos árbitros, vestiário dos auxiliares de campo, vestiário dos funcionários, sala do árbitro, túnel dos jogadores e árbitros, controle de dopagem, sala delegado, sala PM, enfermaria, consultório, área administração, refeitórios, sala de manutenção, celas, banco de reservas, camarim, cabine de rádio, tribuna de honra, bares, depósitos, banheiros públicos em geral, escada de emergência, rampa de acesso à arquibancada superior, cobertura e rampa para ambulância.