3. Juventude, Esporte e Lazer
  4. Esporte e Lazer marcados por muitos eventos e participação em massa da população
Esporte e Lazer marcados por muitos eventos e participação em massa da população Autor: Agência Santarém

Samuel Alvarenga
Praças esportivas e eventos fomentam a atividade física

O ano de 2022 foi da retomada dos eventos esportivos com a participação do público. Por isso, a a Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal da Juventude, Esporte e Lazer (Semjel), esteve à frente de importantes eventos. Além de ter incentivado e apoiado vários torneios e campeonatos esportivos em parceria com associações de bairros, a Secretaria:

-Apoiou a realização do Campeonato de Futsal Feminino da AMUT (Associação dos Municípios da Transamazônica, Santarém-Cuiabá e Região Oeste do Pará) em parceria com a Federação de Futsal do Pará (Fefuspa).

- Em junho, durante a programação do aniversário de Santarém, a Semjel promoveu a Corrida de Rua "Santarém de todos nós", com mais de 500 corredores, além da realização do Passeio Ciclístico com a participação de mais de 200 ciclistas.

-Ainda durante o mês de aniversário da cidade, mais uma academia ao ar livre foi inaugurada, desta vez ao longo da nova fluvial, em frente à Praça Tiradentes.

-A Semjel também realizou a primeira Copa Santarena de Futebol de Areia no Parque da Cidade, com a participação de 10 times, nas categorias masculino e feminino, e mais de 150 atletas.

-No fim do ano, o tradicional Circuito de Verão voltou a movimentar as principais praias de Santarém, em novembro e dezembro. O evento reuniu mais de 1500 pessoas, com a realização de torneios esportivos e shows culturais.

Além dos eventos, a Secretaria realizou reforma e pinturas de quadras esportivas e academias públicas; promoveu a reforma geral do Ginásio da Cidadania, no Mapiri e realizou o primeiro Processo Seletivo para a contratação de professores bacharéis em Educação Física para atuarem nos Programas Mais Saúde e Vida Saudável.

“Nossas atividades em 2022 foram marcadas pela participação em massa da população. Foi um ano especial porque retornamos de uma pandemia que proibia aglomeração e também porque recebemos obras importantes no esporte como a pista de skate, campos iluminados e vários ginásios poliesportivos em nossas escolas”, disse o secretário de Esporte, Ezequiel Aquino.

O prefeito Nélio Aguiar lembra que muitos espaços foram inaugurados para a prática esportiva de nossas crianças e jovens e que outras estão em andamento. “Nossa gestão está sendo pautada pela ampliação das praças esportivas para todas as idades. A Av. Anysio Chaves é um grande exemplo disso, mas temos ainda a pista de skate, campos iluminados, ginásios e quadras em nossas escolas e estamos construindo a pista de patinação. Juntos vamos continuar transformando Santarém no esporte e no lazer”, disse Nélio Aguiar.