1. Página Inicial
  2. Notícias
  3. Juventude, Esporte e Lazer
  4. Após 11 anos, Prefeitura de Santarém realiza Gaymada
Após 11 anos, Prefeitura de Santarém realiza Gaymada Autor: Agência Santarém

Após 11 anos, Prefeitura de Santarém realiza Gaymada

Fernanda Rabelo
Publicado em - Atualizado
O evento levou muito entretenimento e inclusão para todos que assistiam os jogos no Ginásio da Cidadania.

A Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria da Juventude, Esporte e Lazer (Semjel), realizou uma noite de muita diversão e inclusão com a Gaymada. O evento aconteceu na noite de sexta-feira (13), no Ginásio da Cidadania, no Mapiri.

Mais que um jogo, o evento acrescentou no calendário oficial do aniversário de Santarém um momento de inclusão e respeito à classe LGBTQIAPN+ e a população santarena. Diversidade é o nome. 

A gaymada é uma versão inclusiva e simbólica do jogo de queimada (ou "dodgeball", em inglês), geralmente praticada por pessoas LGBTQIAPN+ em contextos de lazer, militância ou expressão cultural. Ela tem ganhado popularidade em diversas cidades do Brasil como uma forma divertida e política de ocupação de espaços públicos. O objetivo principal do evento é reunir pessoas da comunidade de forma pública, afirmativa e alegre, promovendo visibilidade e orgulho, além de combater à LGBTfobia+, criando um espaço seguro e livre de preconceitos, ressignificando o esporte.

“É uma grande alegria poder participar dessa iniciativa, que traz de volta não só o esporte, mas também a oportunidade de promover a inclusão, o respeito e a diversidade. A gente acredita muito na força do esporte como ferramenta de transformação social, de união e de combate ao preconceito, e é ainda mais especial fazer isso durante as comemorações do aniversário de Santarém, mostrando que nossa cidade é feita de diversidade, de acolhimento e de alegria” contou o representante do time das Boazudas/Sextou, Alex Jati.

O jogador Fagner Silva, da equipe do São Sebastião, falou sobre a realização do evento e da importância de fazer parte do calendário oficial do aniversário da cidade. “Principalmente por estar, hoje, no calendário oficial do município, dentro das comemorações do aniversário de Santarém. Isso, pra gente, representa um reconhecimento enorme”, destacou.

"Ter esse evento inserido oficialmente nas comemorações do aniversário de Santarém é, acima de tudo, um ato de valorização da diversidade, de respeito e de compromisso com os direitos humanos. A Gaymada não é apenas um torneio esportivo. Ela representa resistência, celebração, ocupação de espaços e, principalmente, a luta contra a LGBTfobia. É uma oportunidade de reafirmarmos que Santarém é uma cidade que acredita na inclusão, no acolhimento e na promoção da igualdade” finalizou Pedro Henrique, Gestor da pasta. 

Outras Notícias

Política de Privacidade

Usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você está ciente dessa funcionalidade. Consulte nossa Política de Privacidade.