3. Juventude, Esporte e Lazer
  4. Ações de esporte e lazer ofertadas pela Prefeitura marcam primeiro trimestre de 2023
Ações de esporte e lazer ofertadas pela Prefeitura marcam primeiro trimestre de 2023 Autor: Agência Santarém

Cibele Pixinine
Secretaria Municipal da Juventude, Esporte e Lazer (Semjel) leva atividades físicas a espaços públicos do município.

Aulões de dança e ginástica. Essas são apenas algumas das atividades de esporte e lazer oferecidas, gratuitamente, pela Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal da Juventude, Esporte e Lazer (Semjel). Somente no primeiro trimestre de 2023, já foram realizadas ações na área urbana de Santarém que reuniram mais de 1000 pessoas de todas as faixas etárias. Confira as principais ações:

Aulão de dança: As aulas de dança e ritmos foram realizadas em diversos pontos da cidade e conduzidas por professores qualificados. Elas visam unir a prática de atividade física ao bem-estar e são voltadas para todos os públicos. Neste ano, as atividades já foram realizadas na nova orla fluvial, em frente à Praça Tiradentes; na Praça de Eventos Anysio Chaves e na Casa de Acolhimento Reviver para crianças de 4 a 14 anos.

Carnaval: A Semjel promoveu o bloquinho 'Seca Barriga' que contou com aulas temáticas e treinamentos abdominais na Praça de Eventos da Anysio Chaves. Já o "Carnavelhinho", folia dedicada à terceira idade, fez parte da programação oficial do Carnaval de 2023 e resgatou antigas marchinhas de carnaval.

Ações de saúde e qualidade de vida: A secretaria organiza, também, programações com treinamento funcional e atendimentos de saúde, em parceria com instituições públicas e privadas.

Torneio de Futsal de Base 'Dente de Leite': A Semjel promoveu a 4º edição do Torneio de Futsal de Base “Dente de Leite”, com o objetivo de promover a integração entre os atletas de escolinhas e projetos sociais. A competição ocorreu no ginásio da Escola Municipal Hilda Mota e envolveu as categorias Sub 09, 11 e 13.

Além dos eventos, a Semjel possui um calendário com ações semanais na academia da Cohab, Parque da Cidade, Orla Fluvial, Vila Arigó e Praça do Skate.  A secretaria lançou, também, processo seletivo para a contratação de profissionais bacharéis em Educação Física para atuarem nos programas da pasta.

“Nós, da Secretaria Municipal da Juventude, Esporte e Lazer começamos o ano de 2023 muito animados. Já realizamos diversas atividades, desde os aulões de dança até ações que incluem serviços de saúde para a população. Temos um calendário pré-definido com ações semanais em diversos locais públicos da cidade e, também, um planejamento para o ano. Vamos promover um campeonato durante o período das férias de julho, atuaremos, mais uma vez, com uma programação extensa no aniversário de Santarém e vamos realizar também o já tradicional Circuito de Verão”, informou o secretário Esequiel Aquino.