3. Infraestrutura
  4. Prefeitura de Santarém recupera sistema de drenagem da Avenida Tancredo Neves, no bairro Nova República
Prefeitura de Santarém recupera sistema de drenagem da Avenida Tancredo Neves, no bairro Nova República Autor: Divulgação Seminfra

Paulo Ricardo Soares
Ao todo, 180 tubos estão sendo trocados nesta primeira etapa

Mesmo sobre o forte rigor do chamado "verão amazônico", a Prefeitura de Santarém já começou os trabalhos com a finalidade de amenizar os possíveis impactos do período de chuvas durante o primeiro semestre do ano de 2024.

Pensando na infraestrutura da cidade, a Seminfra deu início a uma série de manutenções no sistema de drenagem profunda, em especial nos pontos com maiores incidências de alagamentos e entupimentos de drenagem durante o período das chuvas. De acordo com o prefeito Nélio Aguiar, a preocupação surgiu a partir do diálogo com moradores das áreas afetadas no último "inverno".

"Desde o último inverno, onde muitos locais foram afetados pelas fortes chuvas, nós começamos a mapear essas áreas, ouvindo, principalmente, as pessoas que residem por lá. Por isso, determinamos que uma empresa específica fosse contratada para fazer essa manutenção do máximo de tubos de drenagens possíveis, pensando sempre no próximo inverno e no bem-estar e na segurança da população", informou Nélio.

A equipe da empresa contratada para atuar na manutenção e recuperação do sistema de drenagem está fazendo a recuperação de mais de 160 tubos que estão sendo implantados em mais de 80 metros na Avenida Tancredo Neves, no bairro Nova República, uma área consideravelmente baixa, próxima a um igarapé, e que por muitos anos foi marcada pelo transbordo de água no período de chuvas.

Alguns bueiros precisaram ser trocados e outros adicionados, tudo para melhorar a drenagem no local.

"Nós viemos aqui no ano passado, nossa equipe constatou que essa drenagem precisava ser trocada e em outras partes da rua até instalar novos tubos. Estamos, agora, concretizando o que foi planejado lá atrás. O próximo passo será ligar tubos de drenagens de vias que cruzam a Tancredo Neves, para que essas ruas não sejam castigadas e não tenham a água represada na época do inverno", explicou o secretário municipal de Infraestrutura, Daniel Simões.

Está é a segunda frente de trabalho para recuperar os sistemas de drenagens na área urbana. Simultaneamente à recuperação realizada na Avenida Tancredo Neves, a Seminfra também atua na recuperação das galerias pluviais da Avenida Moaçara, no bairro São José Operário, que, também, estão sendo reformadas.

De acordo com os engenheiros fiscais das obras, a expectativa é que até o fim deste mês, ambas estejam concluídas, e o trânsito nestes locais, consequentemente, esteja liberado ao fluxo normal de veículos.

A executante do serviço é a empresa Round Engenharia, vencedora do processo licitatório realizado pela Seminfra.