3. Infraestrutura
  4. Prefeitura intensifica a recuperação da drenagem nas ruas de Santarém
Prefeitura intensifica a recuperação da drenagem nas ruas de Santarém Autor: Agência Santarém

Prefeitura intensifica a recuperação da drenagem nas ruas de Santarém

Paulo Ricardo Soares
Mais de 150 metros de manilhas já foram trocadas e algumas ganharam novo sistema de drenagem profunda.

Estamos em tempos chuvosos e com isso a grande quantidade de águas pluviais que passam pelos tubos de drenagem profunda só aumenta a cada chuva. Alguns desses tubos (manilhas) encontram-se desgastados muito em consideração ao tempo de uso, e muitas vezes acabam apresentando problemas como o rompimento da drenagem, e até mesmo cedendo em pontos críticos. Por isso, a Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura, contratou, por meio de processo licitatório, uma empresa especializada na construção e recuperação dos sistemas de drenagem de águas pluviais da cidade. Até o momento, foram, aproximadamente, 150 metros de drenagem já instaladas.

"Intensificamos os trabalhos nesse período do ano, porque geralmente são quando as problemáticas começam a aparecer. Normalmente não tem como identificar quais tubos estão para ceder ou não. Agora, assim que uma problemática é identificada pela nossa equipe de engenharia, de imediato, a demanda é repassada à empresa, para o quanto antes, realizarem os serviços de recuperação, ou até mesmo a construção de um novo sistema de drenagem", explicou o secretário municipal de Infraestrutura, engenheiro civil Daniel Simões.

O prefeito Nélio Aguiar ressaltou que o município vai continuar trabalhando para sanar esses e outros problemas que aparecem nesse período do inverno amazônico. "Nós temos vistos que essa problemática de rompimento e até mesmo de pequenos desmoronamentos da rede de drenagem têm sido um dos problemas que tinham que ser sanados. Por isso, determinamos a contratação dessa empresa especializada para que esses problemas não se tornassem uma "bola de neve" para a infraestrutura de Santarém. Graças a Deus estamos vendo resultado e vamos continuar trabalhando para sanar esses e outros problemas que aparecem nesses período do inverno amazônico", destacou o prefeito.

Atualmente, a Prefeitura conta diversas frentes de obras simultâneas na recuperação de sistemas de drenagem:

Avenida Tancredo Neves, no bairro Nova República, entre a Alameda Feliz e a Rua B.
Serviço: Troca de tampas de concreto, recuperação do poço de visita e troca manilhas danificadas por manilhas novas.

Travesssa Barjonas de Miranda, Bairro Aldeia, entre as Avenidas Mendonça Furtado e São Sebastião.
Serviço: Recuperação do piso de concreto da galeria.

Rua Caiçara, Bairro Nova Vitória, entre Rua Maria José e Rua Piracaia.
Serviço: Construção de mais de 60 metros do sistema de drenagem.

Outros serviços de recuperação e instalação de drenagens ja foram executados pela Seminfra:

Travessa 13, Bairro Nova República, entre a Rua A e a Rua B.
Serviço: Recuperação de drenagem (15 metros de tubos) e construção do poço de visita.

Avenida Rui Barbosa
Serviço: Instalação de 25 metros de manilhas.

Avenida Pardal, no bairro Residencial Salvação, entre Avenida Japú e Carcará.
Serviço: Instalação de 25 metros de manilhas e instalação de 17 tampas de concretos em bueiros.

Outros serviços já estão listados para começarem a serem feitos ainda nesta semana, como por exemplo: Avenida Olavo Bilac, entre a Rua Nossa Senhora do Rosário e Jader Barbalho.