3. Infraestrutura
  4. Saubal: Prefeitura pavimenta estrada, incentiva o turismo e promove qualidade de vida numa das mais belas áreas do município
Saubal: Prefeitura pavimenta estrada, incentiva o turismo e promove qualidade de vida numa das mais belas áreas do município Autor: Agência Santarém

Paulo Ricardo Soares
Moradores veem a pavimentação como um avanço na segurança e trafegabilidade.

Quem não conhecia, agora não tem mais desculpas para visitar um dos pontos turísticos santarenos onde a visão da Pérola do Tapajós é privilegiada. A serra do Saubal há décadas tem sido o local escolhido pelos amantes da natureza, principalmente aqueles que gostam de trilhas e de uma boa caminhada ao ar livre, além de um ótimo local para encontros de famílias que ao fim da tarde sobem até a serra para contemplar o belo pôr-do-sol.

Percebendo o grande fluxo de pessoas que frequentam o local, a Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra), entregou mais de 2km de pavimentação que vão desde o início da Rua Minas Gerais até o topo da Serra do Saubal.

Adeptos das caminhadas ganharam mais segurança e comodidade.

"Esse já era um desejo antigo nosso, de pavimentar esse acesso ao topo da serra do Saubal. Com muito esforço, conseguimos o recurso e colocamos a obra em andamento. Hoje estamos percebendo que o número de pessoas aqui é bem maior do que antes da pavimentação, isso prova que uma rua, travessaa ou avenida pavimentada melhora a vida de todos", afirmou o prefeito Nélio Aguiar, que anunciou novos empreendimentos na área do Saubal.

Prefeito Nélio Aguiar anunciou mais obras.

"E não vai parar por aqui, em breve, estaremos iniciando a construção do mirante do Saubal, uma obra que com toda certeza vai trazer melhorias significativas não só para o turismo, mas para todos que já utilizam esse espaço para a prática esportiva e de lazer", complementou Nélio.

Ediclei Sousa, sempre que pode traz a família para contemplar a vista de cima do Saubal, e agora com o asfalto, os passeios, segundo ele, vão ficar ainda mais frequentes.

"Ah sim, com certeza, sempre costumamos vir aqui, fazer um piquenique, ver as crianças brincar, e contemplar essa linda vista. e agora com esse asfalto, não tenho dúvidas de que vamos estar aqui com mais frequência, porque agora acabou a lama, não tem mais buraco, e pra nós é uma alegria muito grande", disse o comerciário.

Além do Ediclei, outras pessoas frequentam o Saubal para praticar exercícios, afinal, do início ao topo da serra são exatos 1km e 100 metros de distância, o que sempre cai bem em uma caminhada ao ar livre e próximo da mãe natureza.

Sob responsabilidade da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra), a obra foi executada pela empresa LCM CONSTRUÇÃO E COMÉRCIO LTDA, vencedora do processo licitatório.

Daniel Simões: "Mais de R$ 4 milhões investidos na obra".

"É uma felicidade enorme entregar mais essa obra linda e desafiadora. Por determinação do prefeito Nélio, nossas equipes de engenheiros estiveram por meses empenhadas na execução desse projeto, e graças a Deus, entregamos à população. E como o próprio prefeito disse, já estamos em fase final para começarmos a construir o Mirante do Saubal, que também será, sem dúvidas, uma obra que irá beneficiar não só o turismo, mas toda a população que visita essse lindo lugar", afirmou o titular da Seminfra, engenheiro civil Daniel Simões.

Orçada em R$ 4.031.420,97, a obra faz parte da 7ª etapa do FINISA, um financiamento firmado entre a Prefeitura e a Caixa Econômica Federal. Ela foi divida em dois trechos: o primeiro foi a pavimentação da Avenida Sérgio Henn, no perímetro compreendido da Rua Minas Gerais à entrada do Ramal do Saubal; o segundo trecho foi do início ao topo da serra do Saubal.