3. Infraestrutura
  4. Santarém 360 anos: Moradores do Caranazal recebem pavimentação da Av. Marechal Rondon
Santarém 360 anos: Moradores do Caranazal recebem pavimentação da Av. Marechal Rondon Autor: Desconhecido

Alailson Muniz
Avenida está toda pavimentada agora

A Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra), fez a entrega na tarde desta quarta-feira (16), da pavimentação asfáltica da Av. Marechal Rondon, trecho no bairro Caranazal. Seguindo todos os protocolos de prevenção contra o coronavírus como uso de máscaras e de álcool em gel, a solenidade contou com a participação do prefeito Nélio Aguiar e primeira-dama Celsa Brito (Assistência Social), secretários Daniel Simões (Infraestrutura), Bruno Costa (agricultura), Josilene Pinto (Finanças), Ezequiel Aquino (Esporte e Lazer), João Pingarilho (Planejamento), João Paiva (Meio Ambiente), Paulo Jesus (Trânsito), empresário Roberto Branco (Presidente da Aces), representantes do bairro e moradores da área.

Moradores festejaram a finalização da pavimentação de toda a Avenida Marechal Rondon

A pavimentação asfáltica da travessa Marechal Rondon foi feita no trecho entre a Av. Santarém-Cuiabá e a Av. Almirante Barroso, bairro Caranazal, um total de 578,21 metros de asfalto.

A obra custou R$ 903.355,66 (novecentos e três mil, trezentos e cinquenta e cinco reais e sessenta e seis centavos), recursos provenientes do Finisa, financiamento adquirido pelo governo municipal junto à Caixa Econômica Federal, no valor total de 123 milhões de reais e que estão sendo aplicados na pavimentação de diversas vias, em vários pontos da cidade.

A empresa responsável pela obra foi a LCM Construção e Comércio S/A, que além do asfalto, realizou serviços de terraplenagem, pavimentação, calçada, meio-fio e sinalização na via.

Prefeito destaca que asfalto chega à periferia e ao centro da cidade

Para Eugênia Rego, Presidente da Associação de Moradores do bairro Liberdade, este era o último trecho da via que faltava ser asfaltado e os moradores receberam com muita alegria. “Fomos agraciados não só com a Marechal Rondon, também Almirante Barroso,  Bandeirante, Antônio Bastos, 13 de Maio, Campos Sales, 24 de outubro, rua da salvação e Av. Tapajós. Um sonho de muito tempo. Agora nossos imóveis estão valorizados, melhorou nossa autoestima, melhora a vida das pessoas. É uma luta de muitos anos e só temos a agradecer ao prefeito Nélio”, disse Eugênia Rego.

O empresário Roberto Branco, presidente da Associação Comercial e Empresarial de Santarém (Aces) destacou a importância da obra para a economia. “Investimentos públicos são fundamentais para que os empreendimentos deem certo. O asfalto melhora a economia e traz desenvolvimento para a cidade”, disse Branco.

O secretário municipal de Infraestrutura, Daniel Simões, falou sobre as diversas obras de infraestrutura que estão sendo entregues por conta do aniversário. “A Prefeitura tem investido em obras nos quatro cantos da cidade e isso tem sido de fundamental importância para o desenvolvimento local. São obras que estão mudando a história de Santarém”, ressaltou.

O prefeito Nélio Aguiar informa que existem várias obras de pavimentação ocorrendo de forma simultânea no município e que a periferia recebe grande volume de asfalto.

“Momento de festa de estar entregando esse último trecho da Av. Marechal Rondon, onde os moradores sempre esperaram pelo asfalto e, agora, conseguimos entregar. Temos vários pontos que estão sendo desenvolvidos na cidade. Estamos investindo não quatro cantos da cidade e também aqui nessa área, nos bairros da Liberdade, Mapiri, Caranazal. Estamos investindo não só em asfalto, mas também em drenagem profunda. Isso melhora a auto estima do morador, melhora o comércio e a economia. Estamos avançando no maior problema que tínhamos que era Infraestrutura urbana. Estamos conseguindo avançar nisso levando asfalto não só para o centro da cidade, mas para os bairros periféricos como a Nova República, o Santaremzinho, o Maracanã, dentre outros. E isso é muito bom para Santarém e nos motiva a fazer ainda muito mais pela nossa cidade”, concluiu.