3. Infraestrutura
  4. Prefeitura inicia serviço para pavimentação da Rua Planalto, no Livramento
Prefeitura inicia serviço para pavimentação da Rua Planalto, no Livramento Autor: Agência Santarém

Prefeitura inicia serviço para pavimentação da Rua Planalto, no Livramento

Paulo Ricardo Soares
Via será completamente urbanizada. O investimento ultrapassa R$ 1 milhão.

Antes da pavimentação, é preciso um bom trabalho preliminar, por isso, a Prefeitura de Santarém avança com as obras na Rua Planalto, localizada no bairro Livramento. Neste momento, a via recebe os serviços de limpeza e regularização de subleito, sub-base e base no preparo para a aplicação da malha asfáltica.

Rua Planalto recebe serviços que antecedem a pavimentação.

"Estamos trabalhando para que neste mês, o asfalto já comece a ser aplicado em toda a extensão da via. Para isso é preciso a compreensão da população, principalmente, dos que tem veículos maiores, para que não atrapalhem os serviços considerados primordiais para uma boa obra de pavimentação", explica o secretário de Infraestrutura, o engenheiro civil Daniel Simões.

Nesta primeira etapa do trabalho, as equipes retiram todo o material que possa prejudicar a compactação do solo - pedregulhos e entulhos jogados ao longo dos anos - com a intenção de aterrar um buraco formado por chuva ou água servida. Após essa etapa, um novo material é colocado na via, para que o mesmo seja compactado e então preparado para receber a camada de mistura asfáltica.

A Rua Planalto receberá 745 metros de malha asfáltica, um investimento de R$ 1.062.360,56, recurso do Governo do Estado do Pará, via Secretaria de Obras Públicas (Seop), através de articulação entre o prefeito Nélio Aguiar junto ao ex-deputado estadual e atual secretário regional de Governo do Baixo Amazonas, José Maria Tapajós, autor da emenda parlamentar.