3. Infraestrutura
  4. Prefeitura implanta rede de drenagem no bairro São Francisco
Prefeitura implanta rede de drenagem no bairro São Francisco Autor: Divulgação Seminfra

Prefeitura implanta rede de drenagem no bairro São Francisco

Paulo Ricardo Soares
Equipes da Seminfra, também, realizam trabalho no bairro Caranazal.

A Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra) vem trabalhando desde meados de 2023, aproveitando o período da estiagem, implantando longos sistemas de drenagem em diversos pontos da cidade, para evitar transtornos com a chegada do período das chuvas.

"Desde quando assumimos a gestão nos comprometemos em melhorar o sistema de drenagem. Graças ao empenho e dedicação de toda nossa equipe, conseguimos implantar a drenagem nas zonas onde os alagamentos eram constantes, trabalhamos em cima de planejamentos concretos para amenizar a dor e o sofrimento de milhares de moradores que nessa época sofriam com os alagamentos. É claro que ainda ainda precisamos realizar obras em em outros locais, porém nossa equipe da Seminfra já está atuando com o setor de planejamento para que neste ano de 2024 mais rede de drenagem seja implantada em toda cidade", informou o prefeito Nélio Aguiar.

Serviço de drenagem no bairro Caranazal.

Redes de drenagem tem sido implantada em mais de 95% das obras realizadas, desde o ano de 2017. Obras que levam Santarém a ser a única cidade da região Oeste do Pará a ter mais de 100 km de drenagem profunda em toda extensão da área urbana.

Para o engenheiro e secretário municipal de Infraestrutura de Santarém, Daniel Simões, é um trabalho que exige paciência, principalmente, por parte dos moradores.

"Sabemos que não é fácil colocar uma drenagem profunda. Não se pode colocá-la em qualquer lugar, pois se colocada no lugar errado, de maneira errada pode até piorar a situação em épocas de chuva. Por isso, trabalhamos com muito planejamento para que tudo venha acontecer da maneira correta. Hoje estamos implantando mais de 180 metros de drenagem na Padre Ezequiel, já implantamos drenagem em inúmeras ruas e que surtiram efeitos positivos na vida dos moradores a exemplo da Rua Magnólia no Jardim Santarém", exemplificou o secretário.

Serviço na Rua Padre Ezequiel, no bairro São Francisco.

Na Rua Padre Ezequiel, o serviço de instalação das manilhas está sendo feito pela empresa Road Construtora, sob a supervisão da SEMINFRA. Localizada no bairro São Francisco, a Rua Padre Ezequiel acumula um histórico de alagamentos por conta da falta do sistema de drenagem de águas pluviais. Após identificar o problema, a Prefeitura iniciou os trabalhos ainda em 2023 para a construção da rede de drenagem que deve ficar pronta ainda na primeira quinzena deste mês.

Em paralelo à obra no bairro São Francisco, a equipe da Seminfra, também, está atuando na reconstrução de canaletas de drenagem na Rua Coaracy Nunes com Travessa Professora Agripina de Matos no bairro Caranazal, onde estão sendo reformados mais de 25 metros de canaletas, que melhoram a eficácia do sistema de drenagem do entorno.