3. Infraestrutura
  4. Prolongamento da Dom Frederico prossegue com implantação da rede de drenagem
Prolongamento da Dom Frederico prossegue com implantação da rede de drenagem Autor: Agência Santarém

Prolongamento da Dom Frederico prossegue com implantação da rede de drenagem

Samuel Alvarenga
Obra vai beneficiar diretamente mais de 25 mil moradores.

Obras por toda a Santarém e não é diferente na Zona Leste da cidade. Lá, equipes da Prefeitura, coordenadas pela Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra), realizam a implantação da rede de drenagem da Avenida Dom Frederico Costa, na segunda etapa da pavimentação, por meio de seu prolongamento. O trecho compreende a Rua Maringá, no bairro Jutaí, até a Rua C, no bairro Jaderlândia. A obra vai beneficiar cinco bairros da cidade (Jutaí, Urumari, Maicá, Pérola do Maicá e Jaderlândia), com extensão total de 2.856 metros. O investimento é de mais de R$ 13 milhões (R$ 13.399.502,46), uma parceria entre a Prefeitura de Santarém e o Governo do Pará.

É uma obra complexa e vem exigindo bastante dedicação de todo o corpo de Engenharia da Seminfra. "É uma obra que nos desafia diariamente e exigiu nosso empenho máximo. Vamos ter desafios pela frente. No entanto, estamos unidos e contornando todos eles para que em breve possamos entregar essa avenida, que vai melhorar a vida de millhares de pessoas", relata o secretário de Infraestrutura, Daniel Simões.

São mais de R$ 13 milhões investidos nesta segunda etapa do prolongamento.

A empresa Construtora Norte do Tapajós LTDA, vencedora da licitação, é quem executa as obras. Estão previstas as seguintes etapas: drenagem profunda, seguido de terraplenagem, pavimentação, meio fio e implantação de calçada com piso tátil. Ao final, a Secretaria de Mobilidade e Trânsito (SMT) será responsável pela colocação de sinalização horizontal e vertical.

"O nosso governo tem avançado bastante em obra de drenagem. É muito importante para evitar os alagamentos. Esse é um trecho que a gente vai ligar na Maringá e do outro lado vamos implantar um sistema de drenagem novo que vai chegar até o lago do Maicá. Na Dom Frederico, uma parte já está imprimada, para receber a pavimentação. É uma obra muito importante para acessar vários bairros e ser uma alternativa à Curuá-Una para desafogá-la. A pavimentação vai ser da Maringá até a Rua C, no Jaderlândia. É uma parceria com o governador Helder e a Prefeitura de Santarém", detalha o prefeito Nélio Aguiar.

Após a conclusão, cinco bairros e mais de 25 mil moradores serão beneficiados.

Com o prolongamento da via, mais de 25 mil moradores serão beneficiados. Na primeira etapa, entregue em 2020, foram investidos R$ 2.650.064,79, sendo R$ 2.377.115,90 provenientes de emenda parlamentar do ex-deputado federal Chapadinha e contrapartida do município no valor de R$ 272.948,89.