3. Infraestrutura
  4. Prefeitura reúne com grupos folclóricos para tratar da construção do espaço que irá sediar festivais
Prefeitura reúne com grupos folclóricos para tratar da construção do espaço que irá sediar festivais Autor: Ascom Seminfra

Paulo Ricardo Soares
Complexo da Anysio Chaves é o local ideal para as apresentações.

Na tarde dessa quarta-feira (11), integrantes da Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra) e Secretaria Municipal de Cultura (Semc), estiveram reunidos com aproximadamente 20 folcloristas santarenos. O local do encontro foi no principal espaço apontado como a futura quadra cultural, que sediará os festivais folclóricos realizados no período junino, entre eles: o Festival Folclórico de Santarém, que faz parte do calendário de eventos da cidade.

"Sempre sonhamos com esse espaço, com uma estrutura adequada para nossas atividades e agora nós estamos tendo essa oportunidade com o apoio da Prefeitura. Só temos a agradecer pela disponibilidade de estar proporcionando isso aqui para os grupos, que é de uma importância grande para todos nós", frisou Nielson L. dos Santos, um dos diretores do Grupo Bailado de Carimbó.

Para o representante da Quadrilha Furacão Junino, Cláudio L. de Sousa, essa é uma conquista histórica. "Há muitos anos, nós do folclore, lutamos por um espaço adequado para fazermos nossos eventos, festivais e outros fins. Isso pra nós é histórico", lembrou.

A construção do espaço Cultural foi anunciada pelo prefeito Nélio Aguiar durante a inauguração da Pista do Skate em outubro de 2022.

"Nosso objetivo sempre foi transformar a Anysio Chaves em um lugar de movimento, em um espaço vivo. E não há como falar de espaço vivo, alegre, sem falar de cultura. Por isso anunciamos a construção desse espaço próprio para sediar os festivais. Será bom para todos, principalmente para os folcloristas que amam a arte. E no que depender de nós vamos alavancar ainda mais esse amor ao folclore santareno", disse o prefeito Nélio Aguiar.

O projeto está sob a responsabilidade da Seminfra, que está traçando todos os dados do local onde será construído o espaço cultural.

“Hoje estamos aqui para decidirmos onde será construído esse lugar, que é de grande importância para Santarém, uma cidade que respira cultura. Esperamos, em breve, estar com as máquinas aqui, para darmos início a mais um grande projeto dessa gestão que pensa no coletivo", complementou o engenheiro Daniel Simões, secretário municipal de Infraestrutura.

Após a decisão sobre a localização, será realizado o estudo de designer e planejamento por uma equipe técnica de engenheiros e pessoas ligadas diretamente aos eventos folclóricos, com a finalidade de que tudo saia conforme o planejado, para que seja utilizado da melhor forma possível.

Localizado no coração do bairro Aeroporto Velho, o complexo de atividades da Anysio Chaves foi o ponto escolhido para a construção do espaço cultural, que será específico para as atividades ligadas aos festivais folclóricos da cidade. Um local amplo e agradável, que está situado entre a Avenida Orquídea e a Travessa Margarida.