3. Infraestrutura
  4. Força-tarefa da Prefeitura atua para amenizar impactos ocasionados pelo alto volume de chuvas
Força-tarefa da Prefeitura atua para amenizar impactos ocasionados pelo alto volume de chuvas Autor: Agência Santarém

Dayse Lima
Frentes de trabalho de manutenção asfáltica, obras civis e Operação Verão foram intensificadas

A previsão do tempo confirma: o inverno amazônico chegou mais cedo em Santarém e a incidência de chuva será maior. Por isso a Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra) tem realizado ações preventivas e intensificado trabalhos de obra civil para minimizar impactos que podem decorrer das chuvas. Manutenção asfáltica e limpeza de vias, desobstrução de bueiros e canaletas, recuperação de ruas com a Operação Verão e outras intervenções fazem parte dos trabalhos que vem sendo realizados.

Manutenção asfática

As equipes de manutenção asfáltica estão realizando recuperação de vias com o serviço de ‘tapa-buracos’ em ruas asfaltadas. Nesta terça-feira (7), as frentes de trabalho estão concentradas nas ruas da Nova República, contemplando o anel viário entre a Travessa 29 sentido à Rua E; a Avenida Tancredo Neves, entre Travessa 25 e Rua Everaldo Martins; e também a Travessa B.

Legenda da foto: Tapa-buraco no perímetro do Mercadão 2000

Outra equipe está atuando na Avenida Tapajós em frente ao Mercadão 2000 e na Travessa Professor Carvalho, pela lateral do mercado.

Uma terceira equipe está realizando manutenção asfáltica na Travessa Turiano Meira, entre Rui Barbosa sentido avenida Muiraquitã.

Obra civil

Ainda nesta terça-feira (7), equipes de obra civil estão trabalhando na construção de canaleta na Rua Santana e Barão do Guajará, no Bairro de Santana. Estão realizando ainda a manutenção no sistema de drenagem da Travessa Professor José Agostinho, esquina com Marechal Rondon, no Bairro do Santíssimo.

As equipes de obra civil são responsáveis pela manutenção de calçamento, meio-fio, sistema de esgotamento, de canaletas, dentre outros serviços.

Operação Verão

A Operação Verão consiste na manutenção de vias não asfaltadas, com serviços de terraplenagem, limpeza, colocação de aterro, retirada de entulho e nivelamento.

As equipes estão trabalhando na rua Magnólia (Bairro Aeroporto Velho) e na rua Edivaldo Leite (bairro Santo André).

Pela tarde, as equipes estarão atuando nas ruas do bairro Bela Vista e ainda no Beco Maicá (bairro Maicá).

Defesa Civil

Com o clima instável e os altos volumes de chuva a Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (Comdec) destacou equipes para monitoramento de possíveis pontos de alagamento e mantém calendário de vistorias em residências, prédios, pontes e vias públicas. O órgão emite ainda Boletim Diário do nível dos rios. Em caso de emergência, a população pode acionar a Defesa Civil nos telefone (93) 3523-5170 / 99120-7898. Corpo de Bombeiros e Polícia Militar também podem atender as ocorrências.

A população deve ainda se atentar para não jogar lixos e entulhos que possam impedir a vazão das águas, já que o entulho lançado nas ruas, com as chuvas, é levado para o interior dos bueiros acarretando nos entupimentos e consequemente, no alagamento.