3. Infraestrutura
  4. Prefeitura implanta 21 luminárias ao longo do ramal do Cucurunã
Prefeitura implanta 21 luminárias ao longo do ramal do Cucurunã Autor: Divulgação Semurb

Prefeitura implanta 21 luminárias ao longo do ramal do Cucurunã

Paulo Ricardo Soares
Instalação faz parte do plano de extensão da rede de iluminação pública no município.

As novas luminárias instaladas no ramal que dá acesso ao Centro de Recuperação Agrícola Silvio Hall de Moura visam proporcionar maior segurança para quem mora às margens do ramal, bem como aos visitantes dos reclusos, que diariamente se dirigem ao complexo penitenciário.

De acordo com o secretário municipal de Urbanismo e Serviços Públicos, Jean Murilo Marques, a implantação representa o avanço da iluminação pública em todos os cantos do município.

"Mesmo sendo uma área sem muitas moradias, sabemos que por aqui trafegam diariamente centenas de pessoas que precisam de uma iluminação adequada. Pessoas que caminham por quase 1 quilômetro na madrugada para esperar o horário da visita ou para deixar o café da manhã para alguém que está aqui no complexo. Também sabemos da necessidade dos próprios policiais penais e agentes que trabalham na segurança do complexo penitenciário. Todas essas pessoas precisam da iluminação e é uma forma de manter, também, a segurança de todo o local", pontuou o titular da Semurb.

De acordo com estudos realizados pela Universidade de São Paulo (USP), uma boa iluminação pode inibir de 30% a 60% os índices de criminalidades nos complexos urbanos e rurais. As luminárias em LED proporcionam melhor qualidade visual em relação às convencionais. Em resumo, são mais nítidas, elas emitem luz branca, que desperta maior atenção, diferente das lâmpadas de sódio, por exemplo, amareladas.

Além disso, oferecem alto Índice de Reprodução de Cor (IRC), isto é, reflete a cor com maior fidelidade. Outro diferencial das luminárias em LED é seu raio de iluminação, maior e mais assertivo que as tradicionais. Desse modo, a luz direta proporciona maior foco.

A segurança também foi ponto explanado pelo policial penal Alair, que acompanhou a implantação das luminárias de led ao longo do ramal.

"Sem dúvidas, essa iluminação vai trazer mais segurança e tranquilidade para todos nós policiais penais, para os visitantes e para os próprios moradores que residem nas proximidades".

A implantação das 21 luminárias em led de 90 W, com braços de 3 metros ao longo do ramal, será concluída nesta segunda-feira, 8, pela concessionária que presta serviços à Prefeitura. O plano de ação para ampliar a rede de iluminação pública por toda Santarém continua. A próxima localidade a receber a implantação das luminárias será a comunidade de Perema.