A Prefeitura de Santarém e o Governo do Estado do Pará inauguraram na tarde desta quarta-feira (20), o prédio do 35º Batalhão de Polícia Militar (BPM) do município.
Foi investido cerca de 325 mil reais na reconstrução do prédio para melhor atender os 22 bairros e mais de 286 comunidades que o efetivo protege. A unidade conta com um efetivo de 268 policiais, 14 viaturas e 6 motos.
A revitalização implantou alojamento, salas climatizadas, memorial, recepção, palanque, entre outro espaços que trarão mais mobilidade a tropa.
O Comandante Geral da Polícia Militar no Pará, Coronel Dilson Júnior, demonstrou a felicidade da corporação em receber a presença do Governador Helder Barbalho na entrega da reforma completa do 35º BPM.
“Um batalhão muito importante e estratégico, pois é o segundo em nossa região e desde a doação do terreno para a corporação, que antes era uma escola, o prédio necessitava de reformas adequadas para uma melhor funcionalidade. Foram aplicados R$325 mil e o batalhão está em perfeito estado para atender a população e inclusive conta com o reforço dos novos alunos que estão em formação, fazendo com que aumente o efetivo” disse o Comandante que finalizou agradecendo a Prefeitura de Santarém, através do Prefeito Nélio Aguiar, por sempre ajudar quando foi necessário cedendo as máquinas da Seminfra para fazer a pavimentação e a compactação do terreno para a reforma do prédio.
O Governador Helder Barbalho contou da importância em poder estruturar o 35º BPM de Santarém para garantir a cobertura do sistema de segurança pública do município que atende mais de 20 comunidades do entorno de Santarém. “Nós estamos cada vez mais fortalecendo essa agenda que compõe o investimento em infraestrutura da polícia militar para que possa estar cada vez mais fortalecida para enfrentar a criminalidade levando paz à população”, falou Helder.
Para finalizar o Prefeito Nélio Aguiar falou do quanto é gratificante todo esse investimento no 35º BPM que reflete na melhoria ostensiva e de segurança pública. “A reforma do 35º Batalhão é muito importante pois avança na segurança pública de Santarém”.
Na ocasião 240 certificados foram entregues a alunos do programa Qualifica Pará e também o Benefício Eventual Recomeçar que vai conceder, em uma única parcela, o valor de um salário mínimo a 200 famílias atingidas pelas fortes chuvas.
Durante a agenda, ocorreu ainda a assinatura de convênios para a cidade de Mojuí dos Campos. O primeiro para a construção de uma quadra poliesportiva na comunidade de Piranha, o segundo para iluminação do campo de futebol e o terceiro uma autorização para obra de aplicação de energia elétrica na comunidade de Castanheira.